Conheça as propriedades medicinais e benefícios da Insulina

Insulina (Cissus verticillata L.) é nativa das Américas, muito popular na região amazônica; e conhecida por vários nomes tais como insulina-vegetal, cipó-puçá, puçá, anil-trepador, uva-brava e tinta-dos-gentios.

Descrição

Insulina

Insulina (foto https://serv.biokic.asu.edu/neotrop/plantae/taxa/index.php?tid=65296)

Ela é encontrada geralmente sob arbustos e arvoretas em ambiente aberto poluído e próximo a cursos de água.

Possui raiz adventícia, caule em forma de cilindro elíptico de cor verde e verde-acinzentado, gavinha de formato cilíndrico e com coloração verde, localizada no lado oposto ao das folhas. As folhas são pecioladas, simples, inteira, com limbo ovalado, margem dentada e base cordada.

As inflorescências corimbiformes, possuem flores brancacentas ou amarelo-esverdeadas, dispostas em cimeiras numerosas ou em umbelas pequenas. O fruto em forma de glabra preta produz uma semente ou raramente duas. Propaga-se por meio de estacas dos ramos.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta propriedades medicinais tais como sudorífica, hipotensora, antidiabética, anti-inflamatória, antirreumática, estomáquica e anti-hemorroidária.

Serve para quê?

Ela é muito usada na medicina popular, para tratamento de diabetes, por meio de chá preparado com os ramos e folhas, que é considerado sudorífico e hipotensor; sendo usado para alívio de doenças do coração tais como taquicardia e hidropsia.

Insulina

Insulina (foto https://exploreorca.com/tag/cissus-verticillata/)

A planta é indicada para problemas respiratórios, hepáticos, renais, inflamação nos ovários e para a epilepsia. As folhas amassadas, em forma de emplastro, servem para furúnculos; enquanto que as folhas aquecidas são utilizadas em abcessos e gânglios inflamados.

Na região de Manaus, as folhas, usadas na forma de chá, são empregadas para controle do diabetes, colesterol, hemorragias e inflamações.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites e mercados públicos tais como o Ver o peso; além de cultivada em hortas domésticas, seja para finalidades ornamentais ou como planta medicinal para alívio de diversos males.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Conheça as propriedades medicinais e benefícios da Insulina"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.