Comida mineira: entenda porque ficou famosa por ter muito sabor

O Brasil é um país de proporções continentais. Essa frase é muito dita, mas pouca gente percebe o que isso realmente significa. Um exemplo é o fato de que cada região ou estado do país tem costumes e hábitos totalmente diferentes. Por exemplo, a comida mineira é radicalmente diferente de pratos do Sul ou do Norte, mas é ao mesmo tempo bem distinta da comida paulista ou carioca, que são de áreas próximas.

Para muitos brasileiros, a comida mineira pode não parecer tão interessante assim. Afinal, o que ela tem demais? No entanto, basta uma olhadinha nos pratos servidos e no cuidado com que eles são montados para começar a entender de onde a fama vem e, principalmente, porque a comida de Minas Gerais ficou tão associada a sabor, seja em qual for o lado do Brasil em que você esteja.

Quer conhecer melhor a comida mineira e entender por que ela ficou tão famosa no Brasil todo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é a “comida mineira”?

A culinária de qualquer lugar é fortemente afetada pela sua cultura. Isso vai desde o assentamento da região, seus primeiros cultivos de agricultura e o estilo de vida que foi originado ali. Por isso, quando entendemos o surgimento do hambúrguer nos EUA (uma alimentação rápida, dedicada a caminhoneiros que possam comer com uma só mão), entendemos porque o prato se tornou o símbolo número 1 do fast food.

Com a comida mineira, não poderia ser diferente. Seu estilo é fruto da combinação única da história de Minas Gerais e a formação da sua sociedade. Tudo começou há mais de 300 anos, quando o ciclo do ouro em Minas estabeleceu as normas básicas para a vida na região e montou o alicerce para a cultura mineira como um todo.

O estilo de vida da época levantava algumas complicações básicas. Por exemplo, milhares de homens viajavam até Minas Gerais e, depois, precisavam transportar as riquezas obtidas para o Rio de Janeiro. Essa viagem sempre foi longa e cansativa, o que exigia comida que a) fosse simples de fazer; b) fornecesse muita energia e c) fosse feita com os ingredientes disponíveis no local, mais simples e primitivos.

Esse ponto foi o início da alimentação local e a criação de uma culinária na região. O feijão tropeiro, por exemplo, tem esse nome por ser uma das principais comidas carregadas por quem fazia o percurso Minas Gerais – Rio de Janeiro.

Outro elemento que afetou muito a origem da culinária mineira é o fato do estado ser um dos mais miscigenados do Brasil. Afinal de contas, o local recebeu a presença de bandeiras de São Paulo, tropeiros do Rio Grande do Sul, membros da coroa do Rio de Janeiro, trabalhadores do Norte e Nordeste. Enfim, gente de todos os lugares foram até lá para trabalhar nas minas ou processar os minérios retirados de lá.

Essa miscigenação gerou um enorme caldeirão cultural e gastronômico, com dezenas de receitas de cantos e culturas diferentes se juntando em um mesmo lugar. Como os ingredientes disponíveis eram poucos, muita adaptação foi feita e pratos novos criados assim.

Por que ela é reconhecida como saborosa?

A comida mineira é reconhecida como saborosa porque, aos poucos, começou a ser feita com os melhores ingredientes do Brasil. Apesar de no início ter uma agricultura simples, eventualmente Minas foi se desenvolvendo e se tornou um dos grandes nomes da pecuária no Brasil.

Não foi à toa, por exemplo, que Minas participou da “política do café com leite” no Brasil, sendo justamente a parte “leite” da História, em referência às suas inúmeras fazendas com animais.

Dessas fazendas surgiram os melhores ingredientes e receitas. Na prática, tudo isso contribui para que a região tenha uma gastronomia nacional conhecida por ser muito boa.

Como aproveitar a comida mineira onde você estiver?

Existem muitos pratos incríveis que você deve curtir assim que visitar Minas. Aliás, o turismo gastronômico é uma realidade significativa no estado. Por isso, existem até mesmo rotas de viagem específicas para quem quer curtir um bom pão de queijo, feijão tropeiro, tutu à mineira, frango com quiabo e mais.

É só fazer uma pesquisa fácil na Internet e começar a identificar as melhores cidades e trajetos para curtir esses clássicos pratos de Minas.

Pronto! Agora que você já entendeu o que é a comida mineira, deve ter batido aquela fome. Afinal, dá mesmo para a gente ficar falando de pão de queijo, tantos pratos com queijo, feijão e muito mais sem querer comer tudo? Não dá, né? Por isso, a sua hora é agora: pegue o seu celular, abra o Rappi e procure por um restaurante de comida da região. Faça o seu pedido e aproveite!

Gostou das nossas dicas? Qual desses pratos mineiros é o seu favorito? Comente abaixo para a gente saber!

Be the first to comment on "Comida mineira: entenda porque ficou famosa por ter muito sabor"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.