Dicas para viver mais saudável

5 (100%) 2 votes

Saiba quais os principais hábitos que devemos ter para conseguir uma vida longa e de qualidade.

Os avanços que a medicina vem tendo com o passar dos anos, possibilitam uma melhor expectativa de vida. Porém, levar uma vida mais saudável é tão importante quanto o acompanhamento médico. Desta forma, para que possamos atingir essa longevidade com uma boa qualidade de vida, se faz necessário que também façamos nossa parte.

Esta preparada para reduzir a necessidade de planos de saúde e do cartão do SUS? Quer mudar seus hábitos e viver sua vida da melhor maneira possível? Então siga essas dicas especiais preparadas para vocês.

Dicas para viver mais saudável

Siga uma dieta saudável e equilibrada

Se colocarmos os hábitos saudáveis na forma de uma pirâmide, a dieta seria indubitavelmente a base. Uma boa alimentação equilibrada, variada, completa e na quantidade correta, é essencial para que o corpo consiga a obtenção das vitaminas e nutrientes necessários para a realização de suas funções e prevenção de doenças.

Sendo assim, uma dieta à base de frutas, legumes, cereais, azeite e peixe é o melhor aliado para a nossa saúde, pois essa alimentação além de conter um alto teor de vitaminas e antioxidantes obtidos nas frutas e legumes, não possui a gordura trans que é encontrado em alimentos industrializados, fritos e doces, reduzindo assim as possibilidades de uma serie de doença causada por má alimentação, como doenças cardiovasculares, diabetes e pressão arterial elevada.

Hidratação

Só em pensarmos que 70% da composição do corpo de um adulto é formado por água, já fica evidente o quanto esse líquido é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo. Levando-se em consideração essa informação, devemos repor diariamente cerca de 2 litros de água que o nosso corpo utiliza para o desempenho de atividades como transpiração, respiração, urina, entre outras atividades fundamentais para nossa sobrevivência.

É importante ressaltar, que o recomendado é que o consumo de água seja dobrado em dias mais quentes ou no caso de realização de exercícios físicos, haja vista que há um aumento na perda de água do corpo. Sendo assim, busque sempre suprir a quantidade de água necessária para o funcionamento seu corpo e evite problemas de saúde.

Exercite seu corpo e sua mente

Se você deseja ter uma vida longa, saudável e ativa, é importante a realização de exercícios tanto físicos quanto mentais.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de pelo menos 20 minutos de exercícios físicos diariamente, uma vez que ajuda no combate ao sedentarismo e auxilia na redução do estresse que estamos sujeitos no nosso cotidiano, enquanto que a realização de exercícios mentais como a leitura, escrita, jogos intelectuais, entre outras atividades, preserva o bem-estar do cérebro e evita a deterioração precoce da nossa capacidade mental.

Cuide da sua higiene diária

A melhor maneira de se evitar doenças é através da prevenção, e para isso, é essencial mantermos hábitos corretos de higiene. Cuidados simples como lavar as mãos com freqüência, tomar banho diariamente e escovar os dentes depois de cada refeição são regras básicas que não devemos ignorar se quisermos aumentar nossa expectativa de vida.

Pare de fumar e beba com moderação

Álcool e tabaco são dois dos aspectos que mais influenciam negativamente na qualidade e expectativa de vida. Embora o consumo de álcool de maneira moderada seja benéfico, o mesmo em excesso é tão prejudicial quanto o tabaco, uma vez que enquanto o primeiro pode vir a causar sérios problemas de saúde como cirrose e distúrbios neurológicos, o segundo pode acarretar em câncer de pulmão, infarto do miocárdio e algumas doenças respiratórias.

Portanto, para que se possa ter uma vida longa e saudável é recomendável que fique longe dessas duas substâncias.

Aproveite o seu tempo de lazer e faça-o acompanhado

Nem tudo são proibições ou restrições. Desfrutar do tempo de lazer e cuidar das relações sociais também são se suma importância para prolongar a vida, uma vez que o isolamento pode prejudicar o humor, gerar deterioração física e até mesmo afetar a saúde cardiovascular.

Durma as horas necessárias

Descansar a noite e desfrutar de um sono de qualidade, nos ajuda a permanecer ativos e consequentemente melhora de maneira significativa a nossa qualidade de vida. Porém, dormir em excesso é tão prejudicial à saúde quanto não repousar a quantidade de horas necessárias.

Portanto, devemos nos atentar a quantidade de horas de sono recomendada, haja vista que cada período de nossas vidas requer uma quantidade de horas diferente de sono, que conforme tabela divulgada pela National Sleep Foundation, correspondem aos períodos citados abaixo.

  • Recém-nascido (0 a 3 meses) – 14 a 17 horas de sono por dia
  • Bebê (4 a 11 meses) – 12 a 15 horas de sono por dia
  • Criança (1 a 2 anos) – 11 a 14 horas de sono por dia
  • Criança (3 a 5 anos) – 10 a 13 horas de sono por dia
  • Criança (6 a 13 anos) – 9 a 11 horas de sono por dia
  • Adolescente (14 a 17 anos) – 8 a 10 horas de sono por dia
  • Adulto (18 a 64 anos) – 7 a 9 horas de sono por dia
  • Idoso (65 anos ou mais) – 7 a 8 horas de sono por dia

Pronto, esperamos ter te ajudado a compreender o quanto a simples mudança de hábitos pode influenciar na qualidade e longevidade de nossas vidas. Em caso de dúvidas, nos informe no comentário. Ficaremos muito felizes em ajudar.

Be the first to comment on "Dicas para viver mais saudável"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.