No século XVI, os portugueses atraídos pela riqueza de ouro e diamantes, chegaram ao Brasil, momento em que as misturas de culturas aconteceram com mais intensidade, dando origem a pratos típicos muito conhecidos atualmente.
O Tutu de feijão é uma iguaria muito popular na alimentação brasileira, principalmente, entre os mineiros; mas o consenso é que surgiu da mistura de culturas, que compõem todas as regiões do Brasil.
A palavra tutu é originada do quimbundo quitutu, da língua africana “banta” mais falada em Angola; e significa “papão”, que refere-se a algo sobrenatural ou fora do comum, pois a iguaria era tão apreciada, que nem parecia desse mundo.
Origem
De origem incerta, a receita resulta da mistura da farinha de mandioca, caldo e caroços de feijão preto, devidamente amassados.
No Brasil Colônia, por causa da rápida imigração, as cidades ficaram superlotadas e a falta de alimentos passou a ocorrer com frequência; por isso o feijão se popularizou.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Desde os tempos das primeiras incursões dos Bandeirantes ao interior das Minas Gerais, a receita típica era feita pelos escravos, que aproveitavam o caldo, que ficava no fundo do panelão de cozimento do feijão e engrossava-o com farinha de mandioca.
O feijão era um alimento fundamental na vida dos primeiros exploradores dos riachos, cujas pedrinhas em seus leitos eram pepitas de ouro e das minas de ouro e pedras preciosas.
Após a popularidade do alimento, que também serviu aos tropeiros, subiu de status; e foi parar na mesa do senhor branco, na qual incorporou outros ingredientes.
Ingredientes
A receita do tutu de feijão deve ser elaborado com sobriedade, em completo sossego, quase em segredo, como pede a alma montanhesca das Minas Gerais.
A receita é composta por feijão (de qualquer cor), sal com alho, cebola, cebolinha, salsa, bacon(antigamente chamava toucinho defumado, como ainda se fala no interior) e a farinha de mandioca peneirada e uma boa pimenta malagueta.
Por muitos anos, a comida típica era muito comum nas roças brasileiras juntamente com a galinha caipira e a macarronada; mas, atualmente, ela se faz presente em grandes restaurantes e botecos tradicionais de grandes cidades.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp