Origem do tutu de feijão, alimento típico da alimentação brasileira

No século XVI, os portugueses atraídos pela riqueza de ouro e diamantes, chegaram ao Brasil, momento em que as misturas de culturas aconteceram com mais intensidade,  dando origem a pratos típicos muito conhecidos atualmente.

O Tutu de feijão é uma iguaria muito popular na alimentação brasileira,  principalmente,  entre os mineiros; mas o consenso é que surgiu da mistura de culturas, que compõem todas as regiões do Brasil.

Tutu

Tutu de feijão (foto https://www.saboresajinomoto.com.br/receita/tutu-de-feijao-preto)

A palavra tutu é originada do quimbundo quitutu, da língua africana “banta” mais falada em Angola; e significa “papão”, que refere-se a algo sobrenatural ou fora do comum,  pois a iguaria era tão apreciada, que nem parecia desse mundo.

Origem

De origem incerta, a receita resulta da mistura da farinha de mandioca, caldo e caroços de feijão preto, devidamente amassados.

No Brasil Colônia, por causa da rápida imigração, as cidades ficaram superlotadas e a falta de alimentos passou a ocorrer com frequência; por isso o feijão se popularizou.

Desde os tempos das primeiras incursões dos Bandeirantes ao interior das Minas Gerais, a receita típica era feita pelos escravos, que aproveitavam o caldo, que ficava no fundo do panelão de cozimento do feijão e engrossava-o com farinha de mandioca.

O feijão era um alimento fundamental na vida dos primeiros exploradores dos riachos, cujas pedrinhas em seus leitos eram pepitas de ouro e das minas de ouro e pedras preciosas.

Feijão (foto fonte http://www.agencia.ac.gov.br/agricultores-querem-intensificar-cultivo-do-feijao-em-acrelandia/)

Feijão (Foto: http://www.agencia.ac.gov.br/agricultores-querem-intensificar-cultivo-do-feijao-em-acrelandia/)

Após a popularidade do alimento, que também serviu aos tropeiros, subiu de status; e foi parar na mesa do senhor branco, na qual incorporou outros ingredientes.

Ingredientes

A receita do tutu de feijão deve ser elaborado com sobriedade, em completo sossego, quase em segredo, como pede a alma montanhesca das Minas Gerais.

A receita é composta por  feijão (de qualquer cor), sal com alho, cebola, cebolinha, salsa, bacon(antigamente chamava toucinho defumado, como ainda se fala no interior) e a farinha de mandioca peneirada e uma boa pimenta malagueta.

Por muitos anos, a comida típica era muito comum nas roças brasileiras juntamente com a galinha caipira e a macarronada; mas, atualmente, ela se faz presente em grandes restaurantes e botecos tradicionais de grandes cidades.

Be the first to comment on "Origem do tutu de feijão, alimento típico da alimentação brasileira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.