Os pães caseiros mais famosos do Brasil

Confira os pães caseiros mais famosos no Brasil.

Desde crianças, estamos acostumados a comer pães em quase todas as refeições. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar eles estão ali, em todas as mesas.

Felizmente, esse alimento incrível pode ser feito em sua própria casa, com receitas imperdíveis e que tornam os pães caseiros uma ótima pedida para acompanhar aquele cafezinho com os amigos. Muita gente faz um curso de pães e faz seus pães em casa!

Gostou da ideia? Então confira os pães caseiros mais famosos do Brasil e como eles podem entrar em seu cardápio agora mesmo.

Pão de milho

Nascido da colonização alemã na região sul do Brasil, o pão de milho faz sucesso naquelas localidades. Como os imigrantes não tinham acesso a trigo ou centeio, começaram a fabricar pão com um ingrediente bastante abundante no local: o milho.

A ideia fez tanto sucesso que o pão de milho hoje divide a mesa do café da manhã com outros alimentos símbolo da culinária sulista: roscas de polvilho, creme de nata, queijo colonial e cucas.

Pão de aipim

Parte de nossa alimentação desde que os primeiros portugueses aportaram por aqui, a mandioca é a estrela de diversos pratos. E, como não poderia deixar de ser, ela também está presente em nosso alimento preferido: o pão.

Da mesma forma que o pão de milho, o pão de aipim nasceu porque nossos colonizadores queriam comer pão, mas não tinham acesso a trigo. Sucesso entre quem o experimenta, esse pão é consumido até os dias de hoje.

Atualmente, existem receitas que misturam o trigo e a mandioca. Em outras, a mandioca ocupa integralmente o lugar do trigo, caso das receitas feitas pelas pessoas que seguem a dieta sem glúten.

Pão doce

Um verdadeiro clássico das padarias brasileiras, o pão doce tem inspiração portuguesa, e conquistou nosso paladar, com suas combinações capazes de agradar tanto adultos como crianças.

O pão doce pode ser feito com creme de baunilha, frutas cristalizadas, fondant ou, ainda, geleia. Sua imaginação escolhe o recheio, enquanto o sabor será aquele que você carrega na memória.

Pãozinho delícia

Celebridade na Bahia, o pão delícia tem sua origem em uma lenda local, segundo a qual uma dona de casa queria fazer pão, mas tinha pouca farinha em sua despensa.

A saída foi criar uma massa de pão pegajosa e grudenta, que ela retirou do forno antes da hora. Depois de colocar um pouco de queijo parmesão ralado por cima, ela experimentou sua criação e o sabor a conquistou: nunca tinha provado algo tão incrível.

O pãozinho delícia fez tanto sucesso que hoje é feito nas casas do estado e encontrado também em todos os estabelecimentos comerciais locais.

Broa de milho

Com cheirinho de roça, a broa de milho é, sem dúvida, um dos tipos de pães caseiros mais tradicionais do Brasil. Popular no interior de São Paulo e de Minas Gerais, esse pão combina com um café coado na hora e uma tarde de conversas.

Essa delícia caseira se tornou muito popular nestas duas localidades porque ali, haviam plantações de milho que ficavam prontas para a colheita em até três meses, permitindo a fabricação constante do pão.

Pão de batata

Figura constante em todas as revistas de culinária, lanchonetes e restaurantes Brasil afora, o pão de batata é um dos pães caseiros mais versáteis que existem em nosso país.

Macio e muito saboroso, o pão de batata funciona muito bem como um salgado de festa, combinando com acompanhamentos como hambúrgueres, catupiry, frango, queijo, presunto ou, para quem não quer exagerar, puro.

Embora sua receita mude a cada pessoa que o fabrica, o pão de batata tem sempre uma característica inconfundível: sua massa fofinha e úmida, o sabor doce e o dourado desse alimento.

Pão de queijo

Falar de pães caseiros famosos do Brasil e não citar o pão de queijo é elaborar uma lista incompleta. Sinônimo de Minas Gerais, o pão de queijo nasceu por volta do século XVIII, totalmente ao acaso.

No período, não havia muita farinha de trigo no Brasil, então os cozinheiros de Minas improvisaram, criando um pão que leva polvilho e queijo meia cura. Essa mistura criou um pão único, com um sabor inconfundível, e que costuma ser adaptado por cada um que o produz.

O pão de queijo fez tanto sucesso Brasil afora que, décadas depois, sua fama chegou fora de nosso país, alcançando nacionalidades como Estados Unidos, Itália, Portugal e Japão.

Pão Francês

Para fechar essa lista, não poderíamos nos esquecer do pão caseiro mais famoso de todo o Brasil: o pão francês.

Apesar do nome, essa criação é totalmente brasileira, e nasceu com o objetivo de saciar o desejo da aristocracia local em provar algo que lhes remetessem à culinária francesa.

O ponto aqui é que nossa versão fez um enorme sucesso, e superou até mesmo o pão feito na França. O produto se espalhou rapidamente por todo o país.

Be the first to comment on "Os pães caseiros mais famosos do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.