Agricultura Sintrópica: desde a antiguidade protegendo o meio ambiente

Agricultura Sintrópica, técnica pesquisada e desenvolvida por Ernst Götsch;  que é um agricultor e pesquisador suíço, que migrou para o Brasil no começo da década de 80 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia.

O objetivo do agricultor é desenvolver técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com seus estudos ele já recompôs mais de 480 hectares de terras degradadas.

Agricultura Sintrópica (Foto: http://www.cienciarte.com.br/noticia-1463390040-jovens-se-unem-para-ensinar-conceito-de-agroflorestas-a-produtores-rurais)

Agricultura Sintrópica (Foto: http://www.cienciarte.com.br/noticia-1463390040-jovens-se-unem-para-ensinar-conceito-de-agroflorestas-a-produtores-rurais)

Conheça a Agricultura Sintrópica

Ela é um conjunto de princípios e técnicas que integram a produção de alimentos de maneira regenerativa e natural de florestas.

A agricultura sintrópica é realizada em terras degradadas e solos improdutivos, cujo procedimento manual implanta mais de uma cultura; sem agredir o espaço e incentivando o crescimento de lavouras entre os matos e folhagens presentes no local; preservando dessa forma o meio ambiente.

Essa técnica existe desde os tempo mais remotos, quando os imigrantes chegaram ao Brasil; e organizavam a plantação juntamente com outras lavouras para aproveitar o terreno e otimizar a colheita.

Essa forma de plantar respeita o que existe na vegetação de forma a proteger o terreno e sua vegetação; além de garantir boas colheitas sem a necessidade de fertilizantes e pesticidas industrializados.

É uma forma natural de colher alimentos saudáveis e garantir a preservação do meio ambiente. Nessa técnica os alimentos demoram mais para serem produzidos, mas são mais saudáveis para o consumo humano.

A modernidade trouxe a pressa, as máquinas, os fertilizantes e os pesticidas, de forma que a lavoura crescesse mais rápido. Com essas mudanças iniciou-se a monocultura, onde prevalece a cultura de um alimento, que crescerá mais rapidamente para sua comercialização. A monocultura trouxe a pressa e a degradação dos solos.

Agricultura Sintrópica

Agricultura Sintrópica (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Onde encontrar a Agricultura Sintrópica?

Ela faz parte de sítios e chácaras, nos quais os agricultores têm a preocupação de preservar o meio ambiente, produzir alimentos saudáveis, sem utilização de aditivos químicos.

Um dos segredos da Agricultura Sintrópica está na cobertura do solo, que é feita com folhas, galhos de plantas e árvores podadas com frequência.

A matéria orgânica que cobre a terra reproduz o ambiente que se encontra em uma floresta e garante o ambiente favorável para a mistura de culturas.

Be the first to comment on "Agricultura Sintrópica: desde a antiguidade protegendo o meio ambiente"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.