Flor-da-fortuna, bela suculenta de fácil cultivo

Uma das plantas mais conhecidas para a ornamentação do interior das casas é a flor-da-fortuna, também conhecida como calandiva. De origem africana, essa bela suculenta, além de ser de fácil cultivo, chama a atenção de paisagistas e de curiosos pela sua beleza singular, e pela variedade de cores, que a tornam ideal para a decoração de ambientes internos.

Flor da fortuna (foto: https://www.tuacasa.com.br/flor-da-fortuna/)

Características gerais da espécie

A Kalanchoe blossfeldiana é uma espécie da grande família Crassulaceae, onde estão classificadas diversas suculentas; plantas que são bastante conhecidas por possuírem folhas mais gordinhas devido à presença de parênquima aquífero para armazenamento de água. Além disso, essa família botânica se caracteriza fortemente pela presença de um tipo de metabolismo diferente, chamado de metabolismo CAM, típico de plantas adaptadas a locais mais secos.

Além de ser caracterizada por folhas mais escuras e mais espessas, o que é bem tradicional das famosas suculentas, a flor-da-fortuna chama a atenção principalmente por suas inflorescências, cujos tons são extremamente variados; podendo assumir desde o branco, até cores mais escuras, como o vermelho.

Flor-da-fortuna (foto: https://blog.giulianaflores.com.br/jardinagem/aprenda-cultivar-cuidar-flor-da-fortuna/)

Como cuidar da Flor-da-fortuna?

Como já mencionado, a flor-da-fortuna não requer grandes cuidados, sendo ideal para pessoas com uma rotina mais agitada, mas que não abrem mão de uma plantinha em casa. Desse modo, o ideal é que o solo para o plantio da calandiva seja bem fértil, visto que, assim como as demais suculentas, o melhor modo para sua reprodução se dá por meio de estaquias.

Além disso, por ser uma planta de origem africana adaptada ao clima quente, a rega pode ocorrer cerca de 2 vezes por semana, ou à medida que o solo estiver seco, tomando cuidado para não haver encharcamento, pois pode favorecer o desenvolvimento de fungos em suas raízes. Deve-se tomar cuidado também com a exposição ao sol, visto que ela prefere ambientes com meia sombra, ou exposição direta à luz solar por no máximo 2 horas.

Vale ressaltar também que a flor-da-fortuna é uma planta cujas partes secas e mortas devem ser removidas sempre que possível para o bom desenvolvimento da espécie; a qual tem sua época principal de floração entre o inverno e o início da primavera, sendo importante também proteger sua plantinha do vento frio.

Calandiva (Foto: https://casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/flor-da-fortuna-como-cultivar-a-suculenta-da-vez/)

Significados da Flor-da-fortuna

Como seu próprio nome sugere, essa bela florzinha está associada à prosperidade, fortuna e felicidade, de modo que recebê-la de presente significa que a pessoa lhe quer bem. Além disso, cada cor possui um significado específico, da seguinte forma?

  • Amarela: está atrelada à amizade, alegria, e traz luz à casa em que está;
  • Branca: além de estar muito associada à paz e à luz, acredita-se que ajuda a eliminar energias negativas da casa;
  • Vermelha: ideal para os mais românticos, ela está ligada à paixão, mas também à coragem;
  • Rosa: outra opção para os mais apaixonados, a flor-da-fortuna cor-de-rosa significa delicadeza, mas também amor.

Be the first to comment on "Flor-da-fortuna, bela suculenta de fácil cultivo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.