Utilização e propriedades medicinais do Chambá para a saúde

Chambá (Justicia pectoralis) é uma planta de origem americana, muito conhecida na América Central, sendo muito usada na medicina popular, por causa de suas propriedades medicinais.

Ela é conhecida por outros nomes populares tais como Cerebril, Eristrofe, Carpinteiro, Erva-de-santo-Antônio, Anador e Trevo-do-pará.

Descrição

A herbácea pode atingir até 50 cm de altura e prefere clima tropical para seu desenvolvimento e solos ricos em nutrientes; além de ser de fácil cultivo e crescimento. Seu caule é ereto, pouco ramificado e forma touceiras.

Chambá (foto www.//jardimderemedios.blogspot.com)

As folhas são opostas, pecioladas e verde-claras. Ela produz pequenas flores brancas ou róseas, que são polinizadas por insetos.

Os frutos são em forma de cápsula, com produção de sementes, que são responsáveis por sua propagação; ou através da divisão das touceiras.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, anti-inflamatória, broncodilatadora, sedante nervoso, peitoral, expectorante, peitoral, febrífuga, béquica, cicatrizante, afrodisíaca, anti-reumática, adstringente e anti-hemorrágica. Ela é rica ainda em cumarina, que é poderoso anticoagulante.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, no preparo de remédios, que ajudam a tratar problemas pulmonares, tosse, bronquite, dores de estômago, gripe, hemorragia, febre, insônia e náuseas; além de usada para fabricação de xaropes, que ajudam na saúde das vias respiratórias por ser um potente expectorante. Ela é usada ainda na cicatrização de feridas.

Chambá (foto //www.tramil.net/en/plant/justicia-pectoralis)

Por causa de suas inúmeras propriedades a planta foi incluída na Relação de Plantas Medicinais de Interesse
para o SUS (Renisus), como um excelente fitoterápico. A planta usada, em forma macerada, ajuda no alívio de hematomas.

Onde encontrar?

Ela habita locais abandonados e beira de estradas; além de comercializada, em forma de xarope e extrato, em farmácias de manipulação, drogarias e sites.

As planta medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Utilização e propriedades medicinais do Chambá para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.