Um dos vegetais mais conhecidos e não tão consumidos é o pepino (Cucumis sativus), planta de regiões quentes, muito bem adaptada ao clima brasileiro.
Originária do norte Indiano ou da África, essa espécie é conhecida pelos cinéfilos por sua utilização em tratamentos estéticos em muitos filmes; e, embora não tão comentada, possui uma grande variedade de propriedades medicinais, que a tornam uma grande aliada da saúde do organismo.

Conheça a espécie
O pepino é um vegetal do grande grupo das angiospermas dicotiledôneas, onde estão incluídas as plantas com flores e que possuem raízes axiais. Assim como o melão, a melancia e a abóbora, essa planta faz parte da família botânica Cucurbitaceae, cujas representantes são, normalmente, plantas trepadoras que apresentam gavinhas.
De característica herbácea, o pepino é uma planta que apresenta uma raiz bem superficial, com gavinhas que permitem que ela se prenda aos mais variados tipos de suporte. Além disso, trata-se de uma espécie monoica, ou seja, há flores masculinas e femininas na mesma planta., com predominância das flores masculinas; sendo que a polinização se dá por meio das abelhas.
Seu fruto, que é o pepino, muito utilizado em saladas e outras preparações culinárias, é do tipo baga, podendo variar do verde mais claro até o verde mais escuro. Seu cultivo se dá preferencialmente em regiões mais quentes, haja vista sua localidade de origem, sendo que geadas podem inclusive destruir a plantação.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Benefícios do Pepino para a saúde
Além de ser um vegetal que possui baixos valores calóricos, o que o torna muito interessante para dietas de emagrecimento; ele é rico em água, antioxidantes e alguns minerais, sendo um grande aliado à manutenção da boa saúde. Confira a seguir alguns dos principais benefícios do pepino para a saúde:
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp- Auxilia na prevenção de cânceres – em razão do alto nível de antioxidantes, que combatem os radicais livres, substâncias que causam malefícios às células do corpo, o pepino auxilia na prevenção de certas doenças crônicas, como o câncer. Além disso, por ser um membro da família Cucurbitaceae, ele apresenta substâncias chamadas de cucurbitacinas, que possuem propriedades anticancerígenas.
- Manutenção da saúde cardiovascular – o pepino também é de grande importância para a saúde do coração, haja vista que os antioxidantes auxiliam na redução do LDL, que é chamado de colesterol ruim; evitando seu acúmulo nas artérias, e, consequentemente, algumas doenças cardíacas. Além disso, por ser rico em minerais como potássio e magnésio, ele auxilia na redução da pressão arterial, sendo um grande aliado na saúde do coração.
- Contribui para o emagrecimento – em razão de ser um alimento com baixo teor de calorias, ele pode ser utilizado em dietas hipocalóricas; as quais são utilizadas por pessoas que visam a redução do peso corporal.
- Auxilia na hidratação e desintoxicação do organismo – por ser rico em água e eletrólitos, ele é de grande ajuda no processo de hidratação do corpo, principalmente após exercícios intensos. Além disso, sua alta concentração de antioxidantes e potássio contribuem para a desintoxicação do organismo, e também para reduzir a retenção de líquidos.
- Manutenção do bom funcionamento do intestino – assim como os demais alimentos ricos em fibras, o pepino é de grande importância para o processo da digestão; de modo que suas fibras, encontradas predominantemente na casca, contribuem para evitar casos de constipação, regulando o funcionamento intestinal. Além disso, sua ação anti-inflamatória contribui para que haja a menor formação de gases, evitando também a inflamação estomacal.
- Auxilia no controle da diabetes – a associação de carboidratos com alimentos ricos em fibras é de extrema importância para que a glicose seja absorvida lentamente pelo nosso organismo; evitando picos de glicose e de insulina no sague, os quais podem estar associados ao desenvolvimento da diabetes. Em razão disso, pelo fato de ser um alimento fibroso, ele contribui fortemente para a prevenção e controle dessa síndrome metabólica.