Calêndula (Calendula officinalis) é originária da Europa e conhecida popularmente por outros nomes tais como Maravilha, Boa-noite e Bela-noite.
Na antiguidade já era usada pelos egípcios como planta do rejuvenescimento e os gregos a usavam para coloração de pratos e diversas receitas.
Cultivo da Calêndula
Ela é uma planta anual, considerada rústica, que pode alcançar entre 20 e 80 cm de altura. Prefere solo rico em nutrientes, úmido, sem encharcamento e luz direta uma parte do dia. Produz flores alaranjadas que chamam atenção pela beleza e atrai muitos insetos. Propaga-se normalmente pelas sementes ou mudas.
Propriedades terapêuticas
Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como cicatrizante, antibacteriana, antifúngica, espasmódica, anti-inflamatória, anti-hemorroidal, relaxante e antioxidante.
Utilização da Calêndula
Ela é utilizada para finalidades ornamentais, embelezando jardins, canteiros e praças; além de ser amplamente comercializada como flor de corte.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Na medicina popular, ela é usada em forma de chá para alívio de males do estômago, da vesícula, tosses, para dores de cabeça e para ajudar na qualidade do sono. Em forma de emplastro para cicatrização de feridas.
Suas pétalas são comestíveis, utilizadas em diversas preparações culinárias e ornamentação de variados pratos dando um belo toque à receita.
As flores possuem sabor que mescla o amargo e o doce, mas possui aroma bem suave. Ela pode ser usada em saladas, sopas e em diversas receitas, de preferência que sejam acrescidas no final da preparação; para conservação de suas propriedades.
Em forma de pomada atua como cicatrizante de feridas, queimaduras, acnes e para alívio de picadas de abelhas ou outros insetos.
A indústria cosmética e farmacêutica preparam diversos cremes, loções e óleos para inúmeras aplicações para beleza e para alívio de diversos males.
Onde encontrar a Calêndula?
Ela é encontrada em quintais de casas de roça; em floriculturas; em produtos farmacêuticos e cosméticos tais como em diversos cremes, loções, pomadas; e em forma de óleo, em casas que vendem produtos naturais.
A partir de 2009, ela foi reconhecida pelo Ministério da Saúde brasileiro, como uma das plantas fitoterápicas de uso do SUS, que é o Serviço Nacional de Saúde.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp