Origem, utilização e propriedades medicinais da Margarida

Margarida (Leucanthemum vulgare) é originária da Europa, conhecida popularmente, em inglês por daisy, lawndaisy e english daisy.

A planta atualmente está reunida em sete espécies e em seu estado primitivo era na cor branca. Ela é cultivada desde a antiguidade, sendo muito empregada na medicina popular.

Margarida

Margarida (foto http://ukrbin.com/c)

Descrição

É uma planta herbácea, florífera e perene, conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Produz folhas verdes, espatuladas, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal.

As inflorescências aparecem acima da folhagem, em forma de capítulo, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante, além de atrair variados insetos. Os frutos são secos, ovados, pubescentes e indeiscentes.

Propaga-se por mudas e sementes, e por ser de fácil cultivo, em algumas regiões é considerada como planta daninha. Prefere sol pleno, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento, mas não tolera geadas.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, antiespasmódica, antitússica, digestiva, emoliente, expectorante, laxante, oftálmica, purgativa e tônica.

Margarida

Margarida (foto http://ukrbin.com/co)

Serve para quê?

Ela é comestível e medicinal, sendo muito empregada na medicina popular, na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.

A infusão, preparada com folhas e flores, é usada no tratamento do catarro, reumatismo, artrite, fígado e desordens dos rins; além de usada como depurativa do sangue.

A pomada, preparada com suas folhas, servem para cura de feridas e para alívio de contusões. As folhas frescas, mastigadas, ajudam no tratamento de úlceras.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em feiras livres e em sites que vendem sementes e mudas de plantas; além de encontrada em diversas regiões do planeta, em  variados jardins, canteiros e praças, pois é amplamente usada como planta ornamental.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, utilização e propriedades medicinais da Margarida"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.