Uma planta ainda não tão conhecida, mas de beleza exuberante é a jatrófa (Jatropha podagrica), conhecida também como pinhão-brabo ou batata-do-inferno.
Originário da América Central, esse arbusto, embora apresente uma coloração muito bonita, ideal para a ornamentação de jardins; também é tóxico ao organismo, requerendo muita atenção ao ser manuseado.
Características da espécie
Assim como as demais plantas com flores, a jatrófa é uma espécie de angiosperma, grupo de plantas caracterizado pela presença de flores e frutos. Contudo, trata-se de uma planta da família Euphorbiaceae, como a seringueira, mamona e mandioca, que podem apresentar látex em seu caule.
Mas, o que chama a atenção nessa espécie são o seu caule, que se apresenta na forma de um tronco de base bem dilatada, com cicatrizes, e que raramente apresenta ramificações. Já suas folhas, se caracterizam por serem bem espessas e coriáceas (cuja consistência apresenta como um couro), de coloração verde escura na face adaxial (superior), e prateada na face abaxial (inferior).
Suas flores, que são bem coloridas e que a tornam uma espécie interessante para a ornamentação de ambientes externos; se apresentam na cor avermelhada, embora existam casos de flores amarelas. Estas são dispostas em inflorescências do tipo dicásio, ou seja, sempre de duas a duas, formando ao final, um pequeno buquê; sendo sua floração no período de primavera-verão, atraindo assim alguns polinizadores, como borboletas e beija-flores.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Já no que se refere aos frutos, estes são mais globosos, que assumem uma cor marrom quando estão maduros; originados logo após o fim da floração. Vale ressaltar também que a jatrófa pode atingir até 1 metro de altura.
Dicas de como cuidar de uma Jatrófa
A batata-do-inferno é uma planta típica de clima tropical e subtropical, que não demanda tantos cuidados para seu bom desenvolvimento. Isso porque ela deve ser cultivada sob sol pleno, embora também tolere regiões de meia sombra. Desse modo, essa espécie é bastante comum em regiões de clima seco, onde tolera muito bem tais condições.
Embora não seja tão exigente quanto ao solo onde é cultivada, o ideal é que ele seja fértil, adubado, e drenado; de modo que as regas, que devem ser feitas espaçadamente, somente podem ser realizadas após o solo ter secado bem após a última rega. Dessa forma, ocorrerá o bom desenvolvimento tanto da semente, quanto do caule, caso esta seja a forma de propagação.
Vale lembrar que os frutos, quando maduros, explodem, e liberam suas sementes a longas distâncias; sendo interessante colocá-los em um local fechado caso seja de seu interesse conseguir as sementes para um novo plantio. Além disso, por se tratar de uma Euphorbiaceae, a jatrófa é uma planta tóxica, sendo indispensável o uso de uma luva adequada para manuseá-la; além de ser ideal tomar cuidado com a seiva que é liberada por ela, a qual pode ser prejudicial à saúde de alguns indivíduos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp