Origem da Ambrosia, receita que une mitologia e história

Rate this post

A ambrosia é uma das receitas cuja origem está relacionada tanto à mitologia grega, que utilizava a expressão “comida dos deuses”, quanto à história de Portugal. Isso se deve ao fato de ambrosia ter significados distintos nessas duas culturas, que, somadas, deram origem a um dos doces que mais agradam o paladar brasileiro.

Ambrosia (foto: https://cooknenjoy.com/ambrosia/)

O doce dos deuses gregos

Sabe-se que, na mitologia grega, os deuses possuíam tanto aspectos divinos, quanto paixões e vontades humanas; o que deixa bem claro a capacidade que possuíam de se satisfazerem com algumas coisas do mundo terreno, tal como a comida. Desse modo, era comum, na cultura grega, acreditar que os deuses se alimentavam de um doce, à base de néctar; e que era considerado o manjar dos deuses, visto que possuía um sabor divino, e a capacidade de promover, ao humano que a bebesse, imortalidade e felicidade extrema.

Desse modo, surgiu a expressão “dos deuses”, muito utilizada para se referir a alimentos doces ou salgados que são indescritivelmente saborosos. E a partir daí, também surgiu o nome ambrosia, que mais tarde, se tornaria um dos doces mais apreciados pelos brasileiros.

Doce dos deuses (foto: https://www.receitasagora.com.br/receitas/ambrosia/)

O doce Ambrosia

Nossa viagem para conhecer um pouco mais sobre esse doce sai da Grécia e vai à Península Ibérica, mais especificamente a Portugal. Conforme registrado na história, já na Idade Média os doces portugueses se baseavam em ovo e açúcar; aproveitando também outros ingredientes e especiarias que porventura estivessem disponíveis.

Desse modo, por volta do século XV, além do ovo e do açúcar, o leite foi adicionado à receita, assim como a baunilha, e em algumas receitas, a canela; originando assim, esse doce tradicionalmente português, que era consumido principalmente nos conventos da época, como forma de aproveitar os alimentos que eram mais perecíveis.

Para chegar ao Brasil, a partir de então foi fácil. Acredita-se que alguns cozinheiros que vieram para o Brasil durante o período de colonização, já sabiam a receita, que foi então trazida ao território brasileiro. A ambrosia, então, tornou-se bastante difundida pelos estados das regiões Sul e Sudeste, obtendo popularidade, e novas versões que incluem cravo, e o suco de limão para realçar seu sabor divino.

Ambrosia (foto: http://radiomunicipalista.com.br/ambrosia-doce-de-ovos/)

 

Be the first to comment on "Origem da Ambrosia, receita que une mitologia e história"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.