Os 5 melhores chás para dor de cabeça

Um dos problemas que mais assolam os brasileiros, e que atrapalha inclusive no desenvolvimento de várias atividades diárias é a dor de cabeça; que pode ser combatida de diversas formas, até mesmo adequando a alimentação.

E um dos principais meios de evitar e de reduzir esse problema é através dos chás, os quais são feitos à base de plantas com propriedades relaxantes, e que podem auxiliar no controle desse mal estar. Por isso, confira a seguir os 5 melhores chás para dor de cabeça.

Melhores chás para dor de cabeça (imagem: Canva)

Melhores chás para dor de cabeça (imagem: Canva)

5 melhores chás para dor de cabeça

1. Chá de Boldo

Um dos melhores chás para dor de cabeça, principalmente quando associada a problemas digestivos ou à ressaca é o chá de boldo; planta esta rica em boldina e outros compostos desintoxicantes, que auxiliam nas dores provenientes de intoxicações alimentares, ou de algum tipo de exagero. Além disso, por ser uma planta que possui propriedades calmantes, o chá de boldo auxilia no relaxamento do corpo, que pode contribuir para o controle dessa dor.

A porção utilizada para o preparo do chá são as folhas, que devem ficar em infusão por cerca de 5 minutos. Gestantes devem evitar ingerir este chá.

Boldo (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

2. Chá de Camomila

Outro aliado para quem sofre com esse tipo de dor é o chá de camomila, que é uma planta conhecida por seu efeito relaxante, e até por vezes sedativo; além de auxiliar no controle do estresse e da ansiedade. Desse modo, com o alívio da tensão e relaxamento dos músculos, o chá de camomila se torna uma opção interessante para o combate às dores de cabeça por sua ação analgésica e até mesmo anti-inflamatória.

A porção utilizada para o preparo do chá são as flores, que devem ficar em infusão por cerca de 5 minutos. Gestantes e crianças podem ingerir esse chá.

Chá de camomila (imagem: Canva)

3. Chá de Orégano

Outra planta cujo chá entra na lista das melhores opções para quem sente dor de cabeça é o chá de orégano, que é rico em flavonoides, que são poderosos antioxidantes; além de compostos anti-inflamatórios, e do carvacrol, que é de grande importância para quadros de dor de cabeça. Vale ressaltar também que ele possui propriedades calmantes, que auxiliam no controle desse mal estar.

Para o preparo do chá, são utilizadas as folhas, que devem ficar em infusão por cerca de 5 minutos.

Orégano (imagem: Canva)

4. Chá de Lavanda

Um dos melhores chás para dor de cabeça é também o chá de lavanda, uma planta bastante conhecida por conta de suas propriedades relaxantes e analgésicas; que além de auxiliarem no alívio da ansiedade e das tensões musculares, contribuem para o alívio dos incômodos gerados pelas dores de cabeça. Vale ressaltar também que essa planta possui óleos essenciais que apresentam propriedades antidepressivas, que reduzem as dores geradas por tensão.

A porção que deve ser utilizada são as flores, que permanecem em infusão por cerca de 5 minutos. Gestantes, crianças, e pacientes com úlcera no estômago não devem consumir este chá.

Melhores chás para dor de cabeça

Chá de Lavanda (imagem: Canva)

5. Chá de Hortelã

Um dos chás bem famosos para o alívio das dores de cabeça é o chá de hortelã, planta esta caracterizada por suas propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias, anestésicas; o que contribui para a redução dos sintomas de dor. Contudo, é uma opção que deve ser evitada por gestantes, lactantes e crianças menores de 2 anos.

Para o preparo do chá, deve-se utilizar as folhas, as quais ficam em infusão por uma média de 5 minutos.

Chá de hortelã (imagem: Canva)

Be the first to comment on "Os 5 melhores chás para dor de cabeça"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.