Tatu-peludo, um dos tatus mais conhecidos do Brasil

Dentre as espécies de tatus existentes no território brasileiro, o tatu-peludo é um dos mais peculiares e fáceis de serem reconhecidos. Também chamado de tatupeba, a espécie Euphractus sexcintus é amplamente distribuído em diversos países da América, sendo encontrado desde o Paraguai até o Suriname, sendo mais frequente também em quase todas as regiões brasileiras, com exceção da região Norte.

Tatupeba (foto: Whaldener Endo – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Euphractus_sexcinctus2.jpg)

Características gerais da espécie

Assim como as demais espécies de tatus, o tatu-peludo é um mamífero da grande ordem zoológica Cingulata, que se caracteriza principalmente por indivíduos cujo corpo é revestido por uma carapaça óssea que possui certa flexibilidade; o que é a principal característica dos tatus. Contudo, o tatupeba possui uma peculiaridade, que é a presença de pelos mais claros e maiores em sua carapaça, que apresenta tons entre castanho-claro e escuro.

Além disso, apresenta um porte relativamente médio, com um comprimento que chega a cerca de 40 centímetros, com um peso de cerca de 5 kg. Vale ressaltar também que sua cauda é bem grandinha, podendo chegar a mais de 20 centímetros e que, como seu nome científico indica, sua carapaça tem em média 6 faixas de cintas.

Tatu-peludo (foto: Blake Matheson -https://oeco.org.br/noticias/27871-tatu-peba-gosta-de-salada-mas-tem-fama-macabra/ )

Hábitos do Tatu-peludo

Uma informação interessante sobre o tatupeba consiste no fato de que se trata de uma espécie cujos hábitos variam entre diurno e noturno de acordo com a estação do ano. Isso porque, no verão, tende a se tornar mais ativo durante a noite, se protegendo do calor no período diurno; ao passo que no inverno, pode apresentar maiores atividades durante o dia.

Além disso, o tatu-peludo é um típico mamífero semi-fossorial, capaz de cavar principalmente para capturar suas presas e construir os buracos onde se esconde. Com isso, fica evidente que a dieta do tatu-peludo é baseada em pequenos invertebrados encontrados no solo, como minhocas e pequenos insetos, embora também possam se alimentar de carniças.

Vale ressaltar também que essa espécie pode se reproduzir durante todo o ano, se comunicando principalmente através dos odores liberados por glândulas em seu corpo. Por se tratar de um mamífero, apresenta gestação, que dura em torno de 2 meses, originando 3 filhotes em média. Contudo, estes são extremamente vulneráveis, e ficam escondidos na toca, onde são alimentados até atingirem a idade adequada. Com cerca de 2 anos já começam sua atividade reprodutiva, e podem viver até mais de 10 anos.

Em relação à defesa, a carapaça é um mecanismo muito interessante, visto que por ser um pouco flexível, pode ser “fechado” em caso de ameaças; mas não é um mecanismo tão eficiente quanto o do tatu-bola, que consegue esconder seu corpo por inteiro. Além disso, para se defender, o tatu-peludo pode, além de correr, nadar muito bem, visto que possuem pequenas membranas entre os dedos, que facilitam a locomoção na água.

Be the first to comment on "Tatu-peludo, um dos tatus mais conhecidos do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.