Uma das principais aves de rapina do Brasil é o falcão-de-coleira, cujo nome científico é Falco femoralis.
Também conhecido como gavião-de-cerrado e gavião-pombo, essa bela ave é amplamente distribuída no país, sendo encontrada principalmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Características do Falcão-de-coleira
Assim como as demais aves de rapina, o falcão-de-coleira é caracterizado pela presença de um bico afiado, garras pontudas, além de sentidos bastante aguçados para auxiliar na caça de presas.
Com um tamanho que pode chegar a cerca de 45 centímetros, essa espécie pesa em torno de 300 gramas, no caso dos machos; e em torno de 400 gramas nas fêmeas, que são maiores que seus parceiros. Como seu próprio nome sugere, o falcão-de-coleira é caracterizado por um dorso acinzentado, com a região do pescoço e do peito mais esbranquiçada, o que dá o aspecto de coleira.
Suaa cauda é mais escura e comprida, com listas brancas que facilitam sua identificação nas matas. Além disso, na parte interna de suas asas, que são cinza-escuras, há diversas manchinhas brancas que garantem a beleza de seu voo.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Hábitos do gavião-de-cerrado
Tal como outras aves de rapina, trata-se de uma espécie carnívora, que se alimenta principalmente de serpentes, insetos roedores, e outras aves; sendo que, antes de ir atrás de sua presa, fica de espreita em um poleiro, observando-a; e, em seguida, parte atrás dela com um voo bem preciso.
Uma curiosidade consiste no fato de que sua caça pode ser feita em dupla, de modo que um dos falcões vai atrás da presa até cansá-la, enquanto o outro fica em pontos estratégicos para capturá-la. Além disso, é comum que essa espécie sobrevoe áreas de queimadas para capturar os animais assustados com o fogo.
Em termos reprodutivos, o falcão-de-coleira utiliza ninhos abandonados por outras aves, ou buracos em árvores; onde coloca de 2 a 3 ovos, que serão incubados por cerca de 1 mês, entre agosto e setembro. Após esse período, a fêmea é responsável por cuidar dos filhotes, ao passo que o pai sai à procura de alimento.
Vale ressaltar também que, embora seja encontrado em áreas agrícolas, principalmente em áreas abertas, essa espécie também é bem adaptada às áreas urbanas; sendo visualizada em fios, postes e locais mais altos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp