A ararajuba (Guaruba guarouba), também conhecida como tanajuba e guaruba, é uma das aves mais belas do país, conhecida por sua coloração inconfundível. Encontrada principalmente na região Amazônica, no Norte do país, registros indicam a ocorrência dessa bela ave nos estados de Rondônia e Mato Grosso; sendo uma ave que ocorre exclusivamente no território brasileiro.
Descrição da espécie
A tanajuba é uma ave não passeriforme da ordem Psittaciformes, dentro da qual se encontram outras belíssimas espécies como a arara-azul, a arara-verde e o periquito tuim. Dentro dessa ordem, estão animais que se caracterizam, dentre outros fatores, pela presença de um bico adunco com base mais alargada para a melhor apreensão das sementes que lhe servirão de alimento.
Todavia, essa ave possui algumas características que a tornam extremamente bonita e fácil de ser reconhecida; como sua coloração, que já é explicada por seus nomes populares de origem tupi, que significam “pássaro amarelo”. Desse modo, a ararajuba é uma ave de cor amarelo intenso, que apresenta a ponta de suas rêmiges – penas de voo – de coloração verde-escuro; sendo, portanto, uma excelente representante da fauna brasileira.
Seu tamanho médio lembra o de um papagaio, chegando a um comprimento de cerca de 35 centímetros, e um peso aproximado de 300 gramas. Além disso, seu bico é extremamente curvo para facilitar a alimentação por sementes, e os indivíduos dessa espécie apresentam uma expectativa de vida de 30 anos.
Hábitos da Ararajuba
Assim como grande parte das aves, a guaruba é uma espécie de hábitos diurnos, que vive em altitudes mais baixas; de até 300 metros acima do nível do mar. Nessas regiões, procuram árvores mais altas, ocas e isoladas onde podem construir seus ninhos, de modo a evitar predação de animais como macacos, serpentes e tucanos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Tal como outros Psittaciformes, a ararajuba é uma ave que vive a maior parte do tempo em bandos monoespecíficos. Contudo, na época reprodutiva, casais são formados, e são colocados 3 a 4 ovos, os quais são incubados por um período de 30 dias pelos pais e pelos demais integrantes do bando; de modo que há cuidado com a prole até que estes se tornem adultos. Quanto à alimentação, é uma espécie herbívora, que se alimenta de sementes, frutos e até mesmo flores.
Ameaças à espécie
Por ser uma ave que chama muito a atenção por sua beleza, vem sendo seriamente ameaçada em razão da prática da caça e do tráfico ilegal de aves; haja vista o seu grande valor comercial, já mencionado em registros do século XVI. Somado a isso, a destruição de seu habitat para o aumento da fronteira agrícola, ou para o aumento de áreas urbanas vem contribuindo exponencialmente para a redução do número de indivíduos da espécie; que, atualmente, encontra-se seriamente ameaçada de extinção.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp