Espantalho, tradição que remonta ao Brasil Colonial

2.6 (52%) 5 votes

Espantalho, tradição presente em diversas plantações e hortas domésticas brasileiras; que foi e ainda é utilizado para proteger a produção de alimento nas lavouras.

Ele surgiu no Brasil pela mistura de várias culturas, crenças e foi adaptado à realidade brasileira; mas suas funções são variadas em cada povo e cada cultura.

Sua origem é incerta, assim como sua data de criação; mas a certeza é de que o artefato é muito, muito antigo e conhecido por vários povos.

O que é um espantalho?

É um boneco, ou algo similar, confeccionado com roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palhaestopa, palha, capim e ou outros materiais. Em alguns locais só a colocação de paus velhos que simulem uma forma diferente já afugenta os bichinhos invasores, que atacam as plantações.

Para que serve um espantalho?

Ele é  usado como forma de afugentar as aves, sendo este um hábito relativamente antigo; encontrado nos rincões do Brasil desde sua colonização; em variadas culturas.

Ele está presente em diversos lugares, mas há o inconveniente de perder sua eficácia, pois as aves se acostumam com eles. Uma forma de não deixar os animais se acostumarem com o disfarce é sempre fazer alguma modificação, para que sempre seja uma novidade.

Além de servir como ajudante nas pequenas plantações, ele está sempre presente em histórias, fábulas e contos de fadas; alegrando ou assustando as crianças, que ficam curiosas para saber para que serve o artefato; que em muitos casos tem a feiura como principal característica, mas poderá surpreender seus leitores.

Origem de espantalho

A função do espantalho não era só assustar ou afugentar pequenos animais, pois também  na agricultura, a benção dos deuses é de extrema importância.

Os romanos tinham o hábito de construir imagens do Deus Baco e as pendurarem em árvores, cujo nome era oscilla, porque elas oscilavam com o vento. Outra crença era que o Deus Baco ao balançar sobre as videiras garantia excelentes produção e colheita.

Na Coreia, o espantalho teve uma significação divina; que atualmente é conhecido por Sin-Tjyang, espécie de divindade a que se recorre para a obtenção de boas colheitas.

Os Chineses e Japoneses recorriam a uma espécie de vedação mágica em torno dos terrenos cultivados, constituída por papéis brancos com ideogramas a tinta preta, içados em canas de bambu; além de assustar a passarada atrevida quando agitados pelo vento.

Espantalho

Espantalho

Espantalho

Espantalho

1 Comment on "Espantalho, tradição que remonta ao Brasil Colonial"

  1. interessante sempre achei o espantalho misterioso gostaria de saber mais a respeito

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.