Canhapira de gosto exótico, mas que desperta o paladar dos curiosos

5 (100%) 1 vote

Canhapira, Canhaíra ou Cunhapira é um prato típico marajoara, que faz parte da tradição da cidade de Cachoeira do Arari; situada na Ilha de Marajó, a pouco mais de 120 km de Belém.

Como fazer a Canhapira?

A base da Canhapira é o fruto do tucumanzeiro, que perfuma e colore a receita, que é um tipo de feijoada marajoara feito com carne de boi, ou de porco, acrescida de vinho de tucumã.

A carne é assada lentamente na brasa, tal procedimento é chamado de moqueamento. Após o cozimento, a carne é mergulhada no vinho da fruta para realçar o sabor; além de garantir mais suculência à receita.

Canhapira (foto https://come-se.blogspot.com.br/2014/07/oleo-de-tucuma-nao-oleo-de-bicho-de.html)

Canhapira (foto https://come-se.blogspot.com.br/2014/07/oleo-de-tucuma-nao-oleo-de-bicho-de.html)

A iguaria estava à beira do desaparecimento na Ilha do Marajó, onde surgiu. Os marajoaras tiveram a ideia de organizar anualmente um festival do tucumã para resgatar os pratos típicos da região; fazendo com que se perpetuassem pelas próximas gerações tal tradição.

Existem outros pratos feitos com a bebida que o caboclo amazônico chama de vinho; que é preparado com a fruta macerada com água, ou seja, com o suco concentrado da fruta. As receitas sempre são acompanhadas com farinha, tacacá e maniçoba, que juntas forma um prato bem exótico.

A região amazônica possui uma diversidade de alimentos e receitas que despertam a curiosidade de seus visitantes, que ficam maravilhados com sua culinária e criatividade.

 

Be the first to comment on "Canhapira de gosto exótico, mas que desperta o paladar dos curiosos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.