Cabaça de abóbora e suas diversas aplicações

Cabaça de abóbora, nada mais é que a fruta madura e desidratada em sua própria rama, que dá origem a vários artefatos e variadas criações artesanais.

A abóbora verde pode ser desidratada no forno, mas a desidratada naturalmente é muito mais saudável e natural.

Conheça a Cabaça de Abóbora

Ela possui diversos tamanhos e formas, pois depende da variedade da abóbora, que amadureceu e ficou na rama até a desidratação completa.

Após a colheita da cabaça, ela é serrada e suas sementes são retiradas. Ela é aproveitada para diversas finalidades, pois nas roças brasileiras; durante muito anos, ela servia como bacia, também chamada de cuia; para lavar alimentos ou acondicioná-los nas dispensas das casas; juntamente com as latas de gordura animal. Durante vários séculos não havia facilidade da luz elétrica e a geladeira para conservação dos alimentos nos rincões brasileiros.

Cabaça no Artesanato

Atualmente em várias cidades brasileiras, os artesãos aproveitam da cabaça para diversas criações artísticas; e utilizam o artefato para diversas finalidades; desde a criação de bonecas, luminárias e galinhas; até as mais variadas opções de objetos com o fruto maduro e desidratado da abóbora.

Ela é usada ao natural, pintada e acrescida de vários acessórios para dar forma às criações dos artesãos, que estão espalhados em várias regiões brasileiras; e conseguem seu sustento através de um artefato que seria jogado no lixo.

Onde encontrar a Cabaça?

Ela é encontrada em feiras livres e mercados municipais em forma natural. As criações artísticas produzidas com ela, estão disponíveis em feiras de artesanato, espalhadas de norte a sul do Brasil, chamando a atenção de visitantes brasileiros e estrangeiros, que se encantam com as criações produzidas com a fruta, que vão desde colheres, recipientes, galinhas e em alguns casos, até instrumentos musicais.

Na África é muito comum a fabricação de vários objetos originados da cabaça, por preços irrisórios, mas que são verdadeiras obras de arte e chamam atenção pela simplicidade, beleza e engenhosidade.

Cabaça - criação artesanal

Cabaça – criação artesanal

Cabaça de Abóbora ( Foto: //www.mdig.com.br/?itemid=28558)

Cabaça de Abóbora ( Foto: //www.mdig.com.br/?itemid=28558)

Abóbora ainda verde

Abóbora ainda verde

Be the first to comment on "Cabaça de abóbora e suas diversas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.