Bata do feijão, tradição que fez parte das roças brasileiras até meados do século XX

Bata do feijão, tradição que fez parte das roças brasileiras até final do século XX; na qual o agricultor retirava os grãos do feijão de sua vagem.

Cultura do Feijão

O feijão, juntamente com o arroz, constitui o prato típico do brasileiro. O que muita gente não sabe é que o feijão é uma leguminosa e; portanto, produz um fruto seco do tipo legume (vagem, na linguagem popular); é dentro da vagem que se encontra o grão de feijão, que corresponde à semente.

Assim, é preciso abrir as vagens para liberação dos grãos de feijão que chegam à nossa mesa.

Bata do Feijão (Foto: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticias.asp?idn=15405)

Bata do Feijão (Foto: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticias.asp?idn=15405)

Bata do Feijão

Quando está maduro (isso é facilmente percebido pelo aspecto amarelado das folhas), o feijão é colhido. Nas pequenas propriedades, em que não ocorre a colheita mecanizada; os feijoeiros são arrancados com raiz e tudo e colocados em pindobas nos ranchos (como se faz com a folha do fumo) para secagem.

Quando o feijão está seco, suas vagens abrem-se com muita facilidade. O produtor, então, leva os feijoeiros secos para um terreiro – de terra ou cimento – e; com uma vara, vai batendo sobre os feijoeiros secos.

As vagens então se abrem e os grãos de feijão são liberados. Em muitos locais, principalmente no nordeste de Minas e nos estados do nordeste; é comum vários produtores se ajudarem na bata do feijão. Enquanto batem a vara sobre os feijoeiros, entonam as mais variadas canções.

Separação dos grãos de feijão das palhas

Depois de bater sobre toda a área coberta pelos pés de feijão, aquela palha seca é retirada e levada para alguma horta; onde sofrerá decomposição e enriquecerá o solo com importantes nutrientes, principalmente, compostos nitrogenados, graças à presença de bactérias fixadoras de nitrogênio na raiz da planta.

Com atenção é fácil perceber uns nódulos nas raízes de um feijoeiro; é aí que se encontram as bactérias capazes de fixar o gás nitrogênio.

O que sobra, no chão, são as sementes de feijão com restos de palhas e grãos de areia.

Com auxílio de uma peneira, todo o material é soprado e coado, de modo que apenas os grãos do feijão permanecem no interior da peneira. Aí é só ensacar e conservar em local com baixa umidade.

Tal costume ainda está presente em pequenas casas de roças e; geralmente é realizados pelas mulheres e crianças, principalmente a separação das palhas pela peneira e posterior ensacamento dos grãos.

Bata do Feijão (Foto: http://porsimas.blogspot.com.br/2016/08/bata-de-feijao-no-mercado-de-arte.html)

Be the first to comment on "Bata do feijão, tradição que fez parte das roças brasileiras até meados do século XX"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.