Benefícios, propriedades medicinais e aplicação das Polígala

Polígala (Polygala senega) é de origem americana, conhecida por outros nomes tais como Barba de São Pedro, Vassourinha Branca;  em inglês por seneca snakeroot; e em francês como polygala sénéca e polygala de Virginie.

Ela é conhecida em várias regiões do planeta, por causa de suas propriedades medicinais; além de encontrada em quase todas as regiões brasileiras.

Descrição

Ela possui ciclo perene, cresce de forma agrupada a partir de um rizoma nodoso, que prefere locais úmidos para seu desenvolvimento.

Suas folhas são simples, lobadas, em forma de lança e agrupadas em folhetos. A flor tem simetria lateral e é composta por 5 pétalas, na coloração branca.

Polígala (foto //alchetron.com/Polygala-senega)

O fruto, em forma de cápsula, possui comprimento de 3 a 3,5 mm, é seco, divide-se quando maduro e produz duas sementes pretas e peludas. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

A planta apresenta as seguintes propriedades medicinais que são diaforética, antibacteriana, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, diurética, estimulante, descongestionante, expectorante e lactante.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular pelos indígenas para neutralização de venenos de cobra; e em forma de infusão, para alívio de problemas respiratórios, tais como asma e bronquite; além de usada em processos inflamatórios e luxações. Usada ainda por lactantes para ajudar na produção de leite.

A raiz é empregada moída e em forma de pó, por diversas patentes, para a produção de medicamentos para tratamento de tosse, asma e bronquite.

Polígala ( foto //www.fs.fed.us/wildflowers)

É usada ainda na medicina veterinária, pois seus efeitos atuam  sobre o sistema respiratório, de forma a promover transpiração e a micção.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em forma de xarope e em diversos medicamentos da farmacologia para tratamento de problemas respiratórios e tosses. Encontrada ainda em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios, propriedades medicinais e aplicação das Polígala"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.