Propriedades medicinais e benefícios do Picão Branco

Picão Branco (Galinsoga parviflora) é uma planta de origem americana, sendo muito popular e encontrada em quase todas as regiões brasileiras; alem de conhecida em outros continentes.

Ela é conhecida popularmente por fazendeiro, erva-da-moda, fazendeiro-peludo e fazendeiro-de-folha-dentada. Em outros países é conhecida como potato weed, gallant-soldiers (Grã-Bretanha); small flowered galinsoga, lesser quickweed; Espanhol: guasca (Colômbia) e mielcilla (Costa Rica).

Picão Branco (//florapittsburghensis.wordpress.com/)

Descrição

A planta de ciclo anual é de fácil propagação e pode chegar até 80 cm de altura. Suas folhas são ovaladas, de forma aguda a acuminada e serrilhadas na borda.

As flores são pequenas, amarelas e reunidas em capítulos subglobosos, que medem de 4 a 7 mm de diâmetro e são polinizadas por insetos.

Os frutos são do tipo cipselas, e podem medir de 1 a 1,5 mm de comprimento, em formato de estrela. Propaga-se pelas sementes e prefere clima tropical a subtropical.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta propriedades medicinais tais como cicatrizante, antibacteriana, aromática, anti-inflamatória, antiespasmódica, antioxidante, vermífuga, digestiva, antiviral e excitante.

Serve para quê

Na medicina popular, suas folhas servem aliviar a irritação causada por urtiga, para cicatrização de feridas. O suco da planta ajuda a coagular o sangue de cortes e feridas; além atuar como digestivo.

Picão Branco (foto //www.bbg.org/news/weed_of_the_month_galinsoga)

Na culinária colombiana, suas folhas são usadas como aromatizantes, na preparação de ensopados. Na culinária cubana elas são usadas para aromatizar guisados.

O caule e flores podem ser ingeridos crus ou cozidos e na preparação de sucos, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.

A planta serve ainda de pastagem para o gado e ração para aves, coelhos e porcos.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em meios às variadas culturas, e em alguns casos como uma erva daninha, pois pode atrapalhar o desenvolvimento da plantação, em terrenos baldios e em pastagens.

As plantas medicinas não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e benefícios do Picão Branco"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.