Propriedades medicinais e aplicação da Erva-de-santa-maria

A erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides) é uma planta herbácea, originada do México, amplamente disseminada por todo o Brasil; também conhecida por mastruz em algumas regiões brasileiras. Em outras regiões, a denominação erva-das-lombrigas também é atribuída à mesma planta.

Descrição

A planta, quando adulta, atinge aproximadamente 1 m de altura, com caule do tipo haste e folhas lanceoladas (em forma de lança), levemente elípticas e ricas em tricomas (pelos).

Erva-de-Santa-Maria (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

A planta produz inflorescência do tipo panícula (um cacho composto, em que os ramos vão decrescendo da base para o ápice; configurando uma estrutura piramidal). Esse tipo de inflorescência é o mesmo que ocorre, por exemplo, no arroz e no milho.

Propriedades Medicinais

A erva-de-santa-maria é considerada, pela Organização Mundial da Saúde, como uma das espécies mais empregadas como remédios tradicionais do mundo.

As aplicações da planta, na medicina popular,  são as mais variadas. Em alguns lugares, como em Minas Gerais, Mato Grosso e Pará a planta é usada como anti-helmíntica (combate a vermes). No Rio Grande do Sul, a planta é usada para combater úlceras, vermes e problemas no estômago. Além disso, por lá,  é muito empregada também para o controle de piolhos e de pulgas.

A medicina popular ainda preconiza o uso da erva-de-santa-maria para tratamento de bronquite, tuberculose e até para problemas do fígado.

Além dos usos citados acima, a planta é empregada como febrífugo e antiespasmódico (acalma as contrações da musculatura lisa do trato digestório).

Ensaios laboratoriais têm demonstrado que a planta apresenta ação antifúngica, moluciscida, larvicida e nematicida (combate vermes cilíndricos, como o Ascaris lumbricoides, vulgarmente chamado de lombriga).

É importante ressaltar, contudo, que apesar do grande uso da planta na medicina popular, a erva-de-santa-maria é uma planta de elevada toxidade.

Erva-de-Santa-Maria (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

A ingestão de alta dosagem pode provocar irritação na pele e mucosas, vômito, vertigem, dor de cabeça, danos nos rins e no fígado. Mulheres grávidas devem evitar a ingestão de extratos de erva-de-santa-maria devido ao risco de aborto.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em hortas domésticas e em meio à plantações; e por ser de fácil cultivo pode ser planta em vasos e jardineiras

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicação da Erva-de-santa-maria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.