Aplicação, propriedades medicinais e utilização do Almeirão

Almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma hortaliça de origem africana, mas conhecida por vários nomes tais como  Almeirão-de-raiz, Almeirão-selvagem, Almeirão-silvestre, Chicória, Chicória-amarga, Chicória-brava, Chicória-do-café e Radice-selvagem.

Descrição

A hortaliça pode alcançar até 70 centímetros de altura. Suas raízes são ramificadas e retorcidas, e apresentam um sabor levemente amargo; enquanto as folhas são lanceoladas e contam com pequenas flores, que têm coloração azulada ou rosada. O pequeno fruto é do tipo aquênio.

Almeirão (foto //plantasflores.net/cichorium-intybus-var-foliosum/)

Ela prefere ambientes úmidos e sombreados para se desenvolver, e propaga-se por sementes ou mudas. Prefere sol pleno e temperaturas mais amenas, mas tolera temperaturas mais altas.

Propriedades medicinais

Ela é rica em fibras, sais minerais e vitaminas A, C e Complexo B; além de conter as propriedades medicinais tais como tônica, anti-helmíntica, aperiente, antioxidante, diurética e emenagoga.

Serve para quê?

Consumido regularmente auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar em dietas de perda de peso.

Suas folhas podem ser preparadas em forma de saladas cruas, e saborosos refogados, acompanhando legumes, cereais ou carnes.

Das raízes são extraídas pela indústria, a inulina; e serve ainda na produção de um substituto do café, após sofrerem secagem, torrefação e moagem.

Almeirão ( foto //worldoffloweringplants.com/cichorium-intybus-common-chicory-blue-dandelion/)

Suas flores também são comestíveis e podem adornar saladas e diversas receitas culinárias, lhes conferindo um belo colorido, que aguça o apetite.

É plantado ainda para finalidades ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um colorido efeito campestre, em maciços ou em conjuntos com outras flores.

Na medicina popular, ele é usado para alívio de afecções do fígado e vesícula, falta de apetite, gastroenterite, verminose, dispepsia e para ajudar no controle da diabetes.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em forma desidratada, em drogarias e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicação, propriedades medicinais e utilização do Almeirão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.