Mingau de Milho verde delícia da roça que agrada

Avalie esta postagem

Ingredientes para Mingau de Milho Verde ou Curau

5 espigas de milho verde descascadas

1 xícara (chá) de água filtrada

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 litro de leite de sua preferência (vaca, desnatado ou sem lactose)

canela em pó a gosto

Modo de fazer

Lave bem o milho e retire o cabelo. Corte o milho e descarte o sabugo. Bata o milho em liquidificador em duas porções e coloque a metade da água em cada porção a ser batida. Coe em peneira mais grossa e depois em peneira mais fina para que o mingau fique bem fino. Guarde o bagaço para fazer um delicioso bolo de milho, ou descarte de forma correta.

Coloque o líquido coado em uma panela em fogo mais ou menos brando mexendo sempre. Quando começar a engrossar, coloque o leite, que deverá estar bem quente, para não talhar o mingau de milho, acrescente o sal e deixe ferver. Quando abrir fervura acrescente o açúcar e deixe ferver por mais ou menos vinte minutos em fogo brando, mexendo sempre para não dar rapa, apague o fogo e coloque em outra vasilha para servir.

Experimente para sentir se o teor de açúcar está a seu gosto, caso contrário, acrescente um pouco mais e deixe ferver. Se estiver mais encorpado, pode acrescentar um pouco mais de leite, mas sempre na temperatura do mingau para que ele não talhe. Transfira para uma vasilha e polvilhe canela a gosto. Essa receita serve mais ou menos 6 pessoas.

Experimente servir o mingau de milho ainda quente com sorvete de creme, abacaxi ou manga. Fica uma delícia, é um pouco calórico, mas vale a pena.

Nas casas de roças ele servia para alimentar e reuni as família no final da tarde para contar piadas, histórias dos antepassados, enquanto as crianças brincavam de pique-pega com seu irmãos e primos.

Mingau de Milho Verde

Mingau de Milho Verde

Mingau de milho verde (Foto: www.coisasdaroca.com)

Mingau de milho verde (Foto: www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Mingau de Milho verde delícia da roça que agrada"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.