Zedoária e suas variadas propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Zedoária (Curcuma zedoaria) é uma planta medicinal nativa da Ásia, usada desde a antiguidade, devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas. Ela é conhecida também por zédoaire, zedoary, gajitsu e açafrão branco.

Ela é da mesma família da Cúrcuma, sendo usada como planta medicinal; principalmente para problemas do estômago e intestino, sendo utilizada desde os tempos mais remotos.

Cultivo

É uma planta de ciclo perene, com folhas longas e vistosas, que prefere solos ricos em nutrientes; além de rega constante sem encharcamento. As folhas saem diretamente do rizoma, podem chegar a um metro de comprimento e até 20 cm de largura.  Propaga-se pela divisão dos rizomas.

Zedoária (foto https://hirts.com/)

Zedoária (foto https://hirts.com/)

As hastes florais surgem após a queda das folhas; as inflorescências são em forma de espiga de até 15 cm de comprimento e possuem tons esverdeados e rosados nas pontas.

O fruto é em formato de cápsula lisa, de formato irregular, com sementes elípticas, que possuem arilo branco.

Propriedades Terapêuticas

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como estimulante, carminativa, anti-inflamatória, expectorante, diurética, calmante, cicatrizante, colerética, colagoga, antisséptica e antifúngica.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular para alívio de gastrite, úlceras, mau hálito, intoxicação alimentar, flatulências, gota, cálculos renais, hipercolesterolemia, insônia, tosse e bronquites; além de auxiliar na digestão, na eliminação de gases, prisão de ventre e na limpeza do organismo. Ela é usada ralada, em forma de extrato ou infusão.

Onde encontrar?

Zedoária (foto https://produto.mercadolivre.com.br)

Zedoária (foto https://produto.mercadolivre.com.br)

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em quintais das casas de roça, pois ainda possuem finalidades ornamentais.

Ela é geralmente confundida com a Cúrcuma, mas suas folhas possuem uma coloração amarronzada e seu rizoma é claro, quase na cor creme.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Zedoária e suas variadas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.