Velame Branco, planta do cerrado brasileiro, rica em propriedades

5 (100%) 1 vote

Velame Branco (Macrosiphonia velame) é uma planta hermafrodita encontrada no cerrado brasileiro, conhecida popularmente por vários nomes tais como velame, babado, babasco, barbasco, flor-debabeiro, jalapa, jalapa-branca.

Ela é muito conhecida na medicina popular da zona rural do cerrado, sendo utilizada para alívio de diversos males; além de ajudar na saúde dos animais.

A  herbácea vem sendo extraída de forma indiscriminada; além de perder espaço para a agricultura de larga escala, para abastecimento de grandes mercados e feiras.

Cultivo

A planta atinge até 40 cm de altura, sendo tolerante a estiagens, temperaturas altas, solos pobres em nutrientes e com cobertura de cascalho.

Velame Branco (foto http://picssr.com/photos/)

Velame Branco (foto http://picssr.com/photos/)

Seu caule é ereto e cilíndrico; suas flores são pecioladas e verde-escuras. Suas flores são em forma de inflorescência alvo-amareladas e seus frutos de cor castanha; que podem chegar até 20 cm de comprimento. Propaga-se por sementes ou por mudas.

Propriedades terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como depurativa, antirreumática, expectorante, anti-hemorrágica, anti-inflamatória e cicatrizante.

Serve para quê

Na medicina popular, suas raízes são utilizadas no preparo de chá; e as folhas para banhos, sendo empregadas para alívio de febres, feridas na pele, hemorragias, gripes, machucados e furúnculos.

É muito comum a planta ser usada na veterinária para alívio de feridas de gado e cavalos, em diversas regiões da zona rural brasileira.

Velame Branco (foto https://www.flickr.com/photos/

Velame Branco (foto https://www.flickr.com/photos/

Ela tem sido alvo de pesquisas científicas realizadas por universidades tais como a UFMT, que comprovam sua eficácia de forma lenta e gradual.

Onde encontrar?

O velame é comercializado em sites que vendem sementes e mudas de plantas, lojas de produtos naturais, em  pacotinhos de plástico, contendo alguns pedaços dissecados das raízes; e algumas vezes acompanhados de um pequeno panfleto explicativo, que contém instruções de como usá-los e a indicação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Velame Branco, planta do cerrado brasileiro, rica em propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.