Propriedades medicinais e aplicações da Sanícula

Sanícula (Sanicula cpensis) possui origem no continente europeu, sendo conhecida por suas variadas propriedades medicinais e utilização na medicina popular.

Descrição

A herbácea pode chegar até  30 centímetros de altura, com folhas em toda a sua base e na parte inferior ao caule. Prefere regiões úmidas como bosques, sempre preferindo as sombras.

Sanícula (foto //pallano.altervista.org/sanicula-europaea.html)

Suas flores são dispostas em um formato semelhante ao de um guarda-chuva, possuem coloração branca ou rosada. Seus frutos são pequenos e secos, medindo entre 4 e 5 mm, cobertos por espinhos. A planta floresce na primavera e é comum em toda a Europa. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

Ela apresenta as propriedades medicinais cicatrizante, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antioxidante, adstringente, digestiva e expectorante; além de ser rica em vitamina C.

Serve para quê?

Por ser rica em vitamina C e antioxidantes ela auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da pele.

Sanícula (foto //www.prairiehaven.com/?page_id=1765)

Na medicina popular, usada em forma de chá, ela alivia contusão, ferimento externos,  hemorragia, hemorragia interna (pulmão, estômago, intestinos), inflamação do trato digestivo (faringe, estômago, intestino) e na boa digestão.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas e em alguns jardins domésticos, pois ela é de fácil cultivo e rápido crescimento.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e aplicações da Sanícula"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.