Sabugueiro, planta que possui diversas finalidades ornamentais e terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Sabugueiro (Sambucus nigra)  é uma planta nativa da Europa, mas espalhou-se por várias regiões do planeta; sendo conhecida na medicina popular, por suas diversas aplicações terapêuticas.

Reza a lenda que sua madeira foi utilizada para a confecção da Cruz do Calvário; por isso acreditava-se que cortar a planta traria azar para quem o fizesse. Na saga de Harry Potter, a varinha das varinhas é confeccionada da madeira da planta.

Cultivo do Sabugueiro

É um pequeno arbusto, que pode alcançar entre três e quatro metros, cujo caule possui casca acinzentada e folhas opostas. Ela prefere clima temperado, mas por outro lado, tolera regiões frias. Produz flores brancas perfumadas, em forma de cachos, na cor branco-amarelada, que são polinizadas por abelhas. Os frutos possuem formato de drupa, de cor negra e brilhante. Propaga-se por sementes e mudas.

Sabugueiro (foto https://horomidis.gr/product/sambucus-nigra-%CF%83%CE%B1%CE%BC%CF%80%CE%BF%CF%85%CE%BA%CE%BF%CF%83-%CE%AE-%CE%BA%CE%BF%CF%85%CF%86%CE%BF%CE%BE%CF%85%CE%BB/?lang=en)

Sabugueiro (foto https://horomidis.gr/product/sambucus-nigra)

Propriedades do Sabugueiro

Ele possui propriedades tais como anti-inflamatória, laxante, purificadora, diurética, sudorífica, digestiva, purgante, cicatrizante e antidiarreica. É rico em vitamina B e sais minerais.

Serve para quê?

O sabugueiro possui finalidades ornamentais, sendo utilizado em cercas-vivas, canteiros, jardins e praças; além de diversos projetos paisagísticos, decorações de ambientes para festas, bem como em preparação de buquês para noivas. Sua madeira é amplamente usada na fabricação de diversos instrumentos musicais.

É uma planta medicinal usada na medicina popular,  em forma de chá, para alívio de diversos males. O chá das flores alivia problemas tais como coceira, machucados e da pele em geral. O da raiz é usado para aliviar a retenção da urina; por outro lado, o das frutinhas servem para purificar o sangue.

Sabugueiro (foto http://www.plant-identification.co.uk/skye/caprifoliaceae/sambucus-nigra.htm)

Sabugueiro (foto http://www.plant-identification.co.uk/skye/caprifoliaceae/sambucus-nigra.htm)

Ele é usado frequentemente pela indústria farmacêutica na preparação de cosméticos para a pele tais como loções, sabonetes e hidratantes; além de cremes para clareamento da pele.

Onde encontrar?

Ele é facilmente encontrado em farmácias de manipulação, drogarias e em sites, que comercializam sementes e mudas de plantas; além de quintais e pomares.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Sabugueiro, planta que possui diversas finalidades ornamentais e terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.