Aplicação e propriedades medicinais da Quilaia para a saúde e indústria

Quilaia (Quillaja saponaria) é uma planta de origem americana, sendo muito popular entre os chilenos, cujas cascas e folhas são amplamente usadas na medicina popular e pela indústria de medicamentos.

Ela é conhecida popularmente por  Panamá-quilaia, Árvore de Casca de Sabão, Árvore de Sabão e Timboúva; além de ser rica em princípios ativos tais como ácido ascórbico, amido, oxalato de cálcio, quilaína, sacarose e tanino.

Descrição

A árvore é de ciclo perene e pode alcançar até 15 metros de altura, habita locais altos, sendo resistente à escassez de rega e variação de temperatura, mas prefere luz solar direta.

Quilaia (foto //floradechile.cl/)

Produz inflorescências com flores em tons esbranquiçados, que são polinizadas por abelhas.

O fruto é um polifólio, em forma estrelada. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como emulsificante, antioxidante, expectorante, tensoativa, tônica, adstringente, anti-seborreica, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante.

Serve para quê?

Ela é amplamente utilizada na medicina popular, em forma de banho, infusão e decocção, para cicatrização de feridas, para a saúde das vias respiratórias, alívio de asma e bronquite; além de ajudar na manutenção da saúde da pele e dos cabelos.

Quilaia (//garden.org/plants/photo/356165/)

A planta é amplamente utilizada pela indústria farmacológica para a produção de variados medicamentos e para produção de cosméticos.

Sua madeira é popularmente usada para a produção de madeira, que é utilizada para diversas finalidades, seja na marcenaria ou carpintaria.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites de plantas e sementes, em farmácias de manipulação, em drogarias; além de encontrada em diversos medicamentos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicação e propriedades medicinais da Quilaia para a saúde e indústria"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.