Pitanga, pequena e poderosa para a saúde

Pitanga (Eugenia uniflora L) é uma planta nativa das Américas, sendo encontrada em diversas regiões brasileiras; além de ser usada na medicina popular para alívio de diversos males. Seu nome é derivado do tupi-guarani e significa vermelho rubro.

Conheça a Pitangueira

É uma árvore de pequeno porte, que é pouco exigente em relação ao solo, clima e irrigação. Produz flores brancas muito visitadas por insetos e para a produção de mel. Seus pequenos frutos, que ficam em tons avermelhados quando amadurecem, possuem pouca ácida e são preferidos pelos pássaros e animais silvestres. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades da Pitanga

Ela possui diversas propriedades tais como antioxidante, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, hipoglicemiante, diurética, antifebril, antirreumática, anti-hipertensiva, cicatrizante, estimulante e antidiarreica.

Utilização da Pitanga

A polpa da fruta apresenta uma grande quantidade de vitaminas tais como A, complexo B, C, assim como os sais minerais cálcio, ferro e fósforo; além da presença do licopeno, antioxidante eficiente no combate a doenças degenerativas tais como o câncer. Além do licopeno, foram encontrados ácidos cítricos, oxálicos e pectinas.

A fruta pode ser consumida in natura, em sucos, geleias, compotas, sorvetes e picolés. As folhas podem ser usadas no preparo de sucos verdes, que ajudam a desintoxicar o organismo.

O extrato da fruta é empregada na preparação de vários cosméticos e óleos de massagem. Os óleos essenciais extraídos das folhas da pitanga contêm limoneno, cineol, cânfora e compostos sesquiterpênicos, citronelol e geraniol.

Na medicina popular, em forma de chá, é usada para controle da pressão arterial, diarreias e para ajudar no emagrecimento; além de ajudar na cicatrização das feridas do pé diabético e aliviar as dores dos machucados.

Sua madeira serve para confecção de cabos de ferramentes e vários utensílios. A planta é ornamental servindo para projetos paisagísticos, enfeitando quintais e jardins.

Onde encontrar a Pitanga?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Muito comum, nas roças brasileiras, as crianças subirem no pé da planta e se deliciarem com seus frutinhos azedos e extremamente vermelhos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Pitanga (foto fonte //www.safarigarden.com.br/muda-de-pitanga)

Pitanga (foto fonte //www.safarigarden.com.br/muda-de-pitanga)

Pitanga (foto fonte //www.safarigarden.com.br/muda-de-pitanga)

Pitanga (foto fonte //www.safarigarden.com.br/muda-de-pitanga)

Be the first to comment on "Pitanga, pequena e poderosa para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.