Aplicações, benefícios e propriedades medicinais da Parietária

Parietária (parietaria officinallis) é uma planta originária da Europa, conhecida por vários nomes tais como cobrinha, bafo-de-cobra, fura-parede, alfava-de-cobra, pelourinho de muro e erva de nossa senhora. Ela é encontrada em diversos continentes e muito difundida na medicina popular.

Ela é muito comum na Europa, sendo conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, para alívio de diversos males e para cicatrização de feridas.

Descrição

A erva possui ciclo perene e pode alcançar até 50 centímetros; além de possuir hastes avermelhadas. Ela é pouco exigente em relação ao solo, cresce em locais mais secos ou úmidos; além de se propagar com facilidade e tolerar locais pedregosos.

Parietária ( foto //wildfood.torrens.org)

Produz folhas pecioladas, alternas, na cor cor verde escuro e brilhante na parte superior; mais claras e com pelos aderentes, na parte inferior.

Suas flores são pequenas de cor branca-esverdeada, que crescem na axilas das folhas. Produz sementes que são pequenas e escuras; além de serem responsáveis por sua propagação.

Propriedades medicinais

A planta possui diversas propriedades medicinais tais como adstringente, antirreumática, antiartrítica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, emoliente, estimulante, expectorante, laxativa, refrescante e vulnerária.

Serve para quê?

Na medicina popular, ela é usada externamente para alívio de machucados, furúnculos e feridas. Em forma de chá, é usada para alívio de inflamações pulmonares e hepáticas, cálculos renais, artrite, bronquite e infecções urinárias.

Parietária (foto //www.picfair.com/pics/06496388-pellitory-of-the-wall-parietaria-officinalis)

Ela é geralmente usada em forma de chá, cataplasma, sucos, grânulos, gotas e tintura, sendo facilmente encontrada em farmácias de manipulação.

Onde encontrar?

Por ser de fácil cultivo, ela é encontrada facilmente em muros rurais e urbanos; em pequenas moitas em hortas e jardins, beiradas de caminhos, terrenos baldios e beiras de rios. Ela é comercializada em sites, drogarias e farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações, benefícios e propriedades medicinais da Parietária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.