Diversas aplicações e utilidades do Papiro desde a antiguidade

Papiro (Cyperus papyrus) é uma planta aquática de origem africana, conhecida desde a antiguidade para diversas finalidades e muito popular entre os egípcios.

Descrição

A herbácea aquática possui ciclo perene, em formato de touceira e pode alcançar entre 1 a 2 metros de altura. Possui hastes firmes, cobertas por fios finas, tons verde-claros, mais ou menos triangular e medula macia. As inflorescências amarronzadas, em forma de umbel, aparecem entre as folhas e possuem efeito ornamental.

Papiro (//www.gardenia.net/plant/Cyperus-papyrus)

Prefere locais úmidos, repleto de nutrientes e se adapta bem em climas tropicais; em climas mais frios e possui crescimento lento. Propaga-se pela divisão da planta ou pelas sementes; além de ser de fácil cultivo.

Serve para quê?

A planta é conhecida desde a antiguidade, sendo usada pelos egípcios para escrita e registro de informações.

O caule da planta, cuja parte interna, era branca e esponjosa, era cortada em finas tiras, molhadas, sobrepostas, cruzadas e prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita, que era enrolada, de forma a possibilitar a escrita em suas fibras.

Utilizada ainda para finalidade ornamental, em beira de lagos, espelhos d’água, tanques e em diversificados projetos de jardinagem.

Usada ainda na fabricação de artesanatos tais como cestos, roupas, pequenas cordas, redes e até mesmo na montagem de pequenas embarcações.

Papiro (//www.lifeisagarden.co.za/)

Era empregado ainda pelos mais pobres como alimento; além de servir para matar a fome de variados animais domésticos e na fabricação de perfumes.

Na medicina popular, era usado para alívio de inflamações no olho e boca; além de alívio das temíveis úlceras.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em sites que vendem sementes e mudas de plantas; e em jardins e canteiros bem irrigados.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Diversas aplicações e utilidades do Papiro desde a antiguidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.