Nim – planta usada como repelente para diversos insetos

5 (100%) 1 vote

Conheça o nim (neem):

De origem indiana, a planta conhecida como Nim (ou neem) ou amargosa – Azadirachta indica – é uma árvore que pode atingir até 20 metros quando adulta e copa com diâmetro de mesmo tamanho. É uma planta muito tolerante ao calor e à seca, o que justifica a grande incidência dela nos estados do Nordeste, como o Piauí. Em várias cidades nordestinas, o nim é usado até como paisagismo, integrando canteiros de avenidas e de praças.

Nim em avenida de Parnaíba
(Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

As folhas são compostas, com bordos levemente irregulares. As flores, na realidade, inflorescências, são pequenas e pentâmeras (com 5 pétalas), de coloração branca e são polinizadas por abelhas. O fruto é carnoso do tipo drupa (com uma semente), de tamanho pequeno.

A propagação é feita principalmente por meio de sementes, embora possam ser usadas estacas.

APLICAÇÕES DO NIM:

A planta vem sendo usada no meio rural como repelente para insetos diversos, inclusive contra a mosca do chifre, que traz grande incômodo ao gado. Em alguns locais o nim vem sendo empregado também para o controle do carrapato, um aracnídeo.

Além da aplicação veterinária, o nim vendo sem empregado para espantar diversas pragas nas mais variadas lavouras e hortas.

Árvore de nim
(Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Alguns estudos têm mostrado que a planta também pode contribuir para repelir o Aedes aegypti, vetor de várias doenças ao homem como dengue, chicungunya, febre amarela e zika. Há estudos que comprovam a eficácia do nim como repelente para 418 espécies de pragas.

Na área médica, a planta é usada no tratamento de doenças do couro cabeludo (neste caso, usa-se um óleo extraído das sementes, que tem ação antifúngica), no combate à diarreia e para o tratamento de vermes intestinais (neste caso, usa-se o suco de suas folhas).

PREPARO DO EXTRATO DE NIM:

Para cada 1 litro de água, usam-se 100 g de folhas (verdes ou secas). Como as folhas são compostas, recomenda-se retirar o eixo central e usar somente os folíolos. Coloca-se tudo em liquidificador e bate. Deixa-se a mistura em repouso por 24 horas.

O produto obtido pode ser pulverizado sobre o cultivo desejado e repetido por mais duas vezes, em intervalos de 7 dias entre uma aplicação e outra.

Flor de nim
(Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

 

Nim e a espécie humana:

A principal substância responsável pela toxidade do nim é a azadiractina, muito abundante no fruto e nas folhas.

Trata-se de uma substância que rapidamente sofre degradação em condições de campo, principalmente por ação da luz ultravioleta e queda no pH. Em decorrência disso, a duração da ação de um extrato de nim é de, no máximo, 8 dias.

Estudos mostraram que os produtos à base de nim apresentam baixa toxidade ao homem e aos demais mamíferos.

Frutos do nim
(Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Nim – planta usada como repelente para diversos insetos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.