Mulungu possui lindas flores, além de diversas propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Mulungu ( Erythrina verna) é uma planta de origem brasileira, encontrada em todo território nacional,  conhecida popularmente por corticeira, cuiarana, castanha-de-macaco, árvore-de-macaco, amêndoa-dos-andes, cuia-de-macaco, árvore do apito ou, ainda, assobio. Encontrada em outros países da América do Sul, sendo símbolo da Argentina.

A planta é conhecida pelos indígenas que a utilizavam na medicina popular, desde os tempos mais remotos como sedativo.

Mulungu com flores
(Foto: Evandro Marques)

Cultivo

A planta espinheta é de médio porte, atingindo de 10 a 14 metros de altura, tendo preferência por locais úmidos e solo fértil, mas tolera locais mais quentes.

Flor do mulungu
(Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propaga-se por sementes, mudas ou estaquias. Suas flores, que aparecem de julho a setembro, chamam atenção pelo tom avermelhado; além de fazer a alegria de pássaros,  beija-flores  e crianças das roças brasileiras, que suam suas flores para brincar. Neste caso, retira-se o revestimento vermelho  para ficar somente o apito ou assobio. Ao assoprá-lo, emite-se um som. É uma festa para a criançada.
Durante a floração a planta perde as folhas, e passa a se destacar na paisagem graças ao vermelho vivo de suas numerosas flores.

Seus frutos possuem forma de vagem.

 

Fruto do mulungu (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propriedades

Ela apresenta variadas propriedades terapêuticas tais como sedativa, hipnótica, anti-inflamatória, analgésica, calmante e antitussígena.
Uma curiosidade, é que extratos dessa planta são usados em vários estados brasileiros para afastar forças negativas, trazer paz e tranquilidade.

Serve para que?

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá ou extrato, para aliviar a ansiedade, crises nervosas, tosses, asma, bronquite e febres; além de acalmar palpitações cardíacas, sintomas da depressão e males do fígado.

Sua madeira é leve, mole, macia, de baixa durabilidade quando exposta às intempéries da natureza, mas possui grande utilidade na caixotaria. Também é  utilizada para fabricação de cortiças, que são utilizadas em diversas finalidades.

Por causa de sua florada atraente, tem potencial paisagístico, sendo empregada em praças e ruas de algumas cidades de Minas Gerais e São Paulo. Uma espécie muito empregada para este fim é a Erytrina speciosa.

Onde encontrar?

O mulungu é encontrado em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Suas cascas são comercializadas em lojas que vendem produtos naturais; além de amplamente usadas na medicina popular. Há opção de encontrá-lo na forma de pó, extrato e cápsulas; sendo aplicado em diversas finalidades.

As folhas e sementes  não são propícias para consumo, pois possuem níveis de toxicidade e podem causar males para quem fizer sua ingestão.

Mulungu – árvore
(Foto: Evandro Marques)

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Mulungu possui lindas flores, além de diversas propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.