Mucunã versátil e benéfica para estimular a atividade cerebral

Mucunã (Mucuna pruriens) é uma planta de origem africana, mas é encontrada em outros países tais como o Brasil; sendo conhecida por suas propriedades afrodisíacas e na medicina popular. Ela é conhecida também como feijão da Flórida, mucunã-de-caroço e olho-de-boi.

A planta é muito popular na Medicina Ayurveda, que é sem dúvida o sistema mais antigo de medicina no mundo. O uso desta erva, nessa modalidade de medicina, data mais de 4500 anos.

Conheça a Mucunã

É uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 15 metros de altura, não apresenta uma beleza que chama atenção, mas suas flores em tons que variam do branco ao roxo, são visitadas por inúmeros insetos. Suas sementes ou grãos são de cor bege, marrom ou preto e crescem dentro de uma longa vagem aveludada, cuja cobertura é conhecida por causar irritação quando em contato com a pele.

É uma planta de crescimento rápido sendo considerada como invasora em algumas variedades. Pouco exigente em relação ao clima, e solo e rega constante. Propaga-se por sementes ou por suas ramas, dependendo da variedade.

Há as variedades preta, cinza e anã, que são de fáceis cultivo; podendo ser cultivadas em quintais ou hortas domésticas. Algumas variedades são em forma de trepadeira e crescem rapidamente e poderão tomar conta rapidamente do espaço.

Propriedades da Mucunã

Ela possui propriedades afrodisíaca, antidepressiva, antioxidante, estimulante e tonificante.

Benefícios da Mucunã

Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido.

Ela é usada, em alguns países como uma alternativa ao café. Suas sementes são secas e moídas, em seguida, fabrica-se a bebida que é conhecida como estimulante cerebral.

Ela é usada ainda na agricultura, como filtro biológico, retirando poluentes do solo, podendo ter o plantio consorciado ao de outras espécies. Ela é usada também como adubo verde para fertilização de plantas.

Suas sementes são usadas ainda na fabricação de artesanatos, pois chamam atenção pela beleza e possibilidade de criação de diversos objetos.

Onde encontrar a Mucunã?

Ela é encontrada em drogarias e casas que comercializam produtos naturais e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Mucunã (foto fonte //www.itsroyalorganics.com/Mucuna-Pruriens.html)

Mucunã (foto fonte //www.itsroyalorganics.com/Mucuna-Pruriens.html)

Mucunã ( foto fonte //www.consciouslifestylemag.com/mucuna-pruriens-velvet-bean-herb/)

Mucunã ( foto fonte //www.consciouslifestylemag.com/mucuna-pruriens-velvet-bean-herb/)

Be the first to comment on "Mucunã versátil e benéfica para estimular a atividade cerebral"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.