Mirra, desde a antiguidade, conhecida por suas propriedades

5 (100%) 1 vote

Mirra (Commiphora myrrha) é uma planta de origem africana conhecida por árvore-de-mirra, incenso, mirra-arábica, mirra-verdadeira e myrrh (inglês).

Usada desde a antiguidade, na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas para alívio de diversos males; além de aplicada pelos povos antigos para mumificação de seus entes queridos.

Cultivo

A árvore é de médio porte e atinge até 5 metros de altura. Suas folhas são caducas e caem no outono. Suas flores são de cor vermelho-amarelada e polinizadas por abelhas.

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info/)

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info/)

Os frutos pontiagudos possuem cor marrom; formato oval e podem atingir o tamanho máximo de sete milímetros de comprimento. Possui característica oleosa, sabor ácido e amargo.

Ela é bem resistente à temperaturas mais altas e à escassez de chuvas; mas não tolera geadas. Propaga-se por sementes, mudas e estacas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades anestésica, antitumoral, antisséptica, antioxidante, digestiva e cicatrizante.

Ela é comercializada em forma de extrato, resina, pó, óleo essencial e diversos cosméticos para massagens relaxantes e energizantes.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular, para alivio de dores musculares, massagens relaxantes, para cicatrização de feridas; além de ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. Usada ainda como auxiliar para a manutenção da saúde bucal.

Muito popular para a preparação de incenso e variados rituais para os espíritos, ou apenas para acalmar o ambiente e a mente.

Utilizada pela indústria cosmetológica para fabricação de óleos essenciais, loções, cremes e pomadas para diversas finalidades.

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info)

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info)

Ela é usada para a técnica do Bonsai, que são mini-árvores japonesas, sendo adaptável à técnica milenar de cultivar plantas em miniatura.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, em drogarias, em locais que comercializam produtos naturais; e em variados sites que divulgam plantas e óleos essenciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Mirra, desde a antiguidade, conhecida por suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.