Mirra, desde a antiguidade, conhecida por suas propriedades

Mirra (Commiphora myrrha) é uma planta de origem africana conhecida por árvore-de-mirra, incenso, mirra-arábica, mirra-verdadeira e myrrh (inglês).

Usada desde a antiguidade, na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas para alívio de diversos males; além de aplicada pelos povos antigos para mumificação de seus entes queridos.

Cultivo

A árvore é de médio porte e atinge até 5 metros de altura. Suas folhas são caducas e caem no outono. Suas flores são de cor vermelho-amarelada e polinizadas por abelhas.

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info/)

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info/)

Os frutos pontiagudos possuem cor marrom; formato oval e podem atingir o tamanho máximo de sete milímetros de comprimento. Possui característica oleosa, sabor ácido e amargo.

Ela é bem resistente à temperaturas mais altas e à escassez de chuvas; mas não tolera geadas. Propaga-se por sementes, mudas e estacas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades anestésica, antitumoral, antisséptica, antioxidante, digestiva e cicatrizante.

Ela é comercializada em forma de extrato, resina, pó, óleo essencial e diversos cosméticos para massagens relaxantes e energizantes.

Serve para quê?

Ela é amplamente usada na medicina popular, para alivio de dores musculares, massagens relaxantes, para cicatrização de feridas; além de ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. Usada ainda como auxiliar para a manutenção da saúde bucal.

Muito popular para a preparação de incenso e variados rituais para os espíritos, ou apenas para acalmar o ambiente e a mente.

Utilizada pela indústria cosmetológica para fabricação de óleos essenciais, loções, cremes e pomadas para diversas finalidades.

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info)

Mirra (foto http://www.cactuspedia.info)

Ela é usada para a técnica do Bonsai, que são mini-árvores japonesas, sendo adaptável à técnica milenar de cultivar plantas em miniatura.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em farmácias de manipulação, em drogarias, em locais que comercializam produtos naturais; e em variados sites que divulgam plantas e óleos essenciais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

2 Comments on "Mirra, desde a antiguidade, conhecida por suas propriedades"

  1. Olá. Gostaria de saber se existe algum lugar no Brasil que venda as sementes ou mudas da Commiphora Myrrha.

  2. Olá!!!
    Tbm quero saber, pois só tenho a brasileira.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.