Propriedades medicinais, aplicação e benefícios do Meliloto

Meliloto (Melilotus officinalis) é uma planta muito comum na medicina popular, conhecida por  trevo amarelo, trevo cheiroso, coroa de rei, flor do mel e anajá cheiroso.

Descrição

A planta de fácil cultivo, de crescimento espontâneo e pode atingir até dois metros de altura, produz folhas ricas em cumarina, que liberam o cheiro agradável do feno recém-cortado quando estão secando.

As flores belas e amarelas são ricas em pólen, sendo muito atraentes para as abelhas, sendo considerada uma opção para os apicultores. Os frutos são em forma de vagens, com geralmente uma semente.

Meliloto (foto //www.frozenseeds.com/products/sweet-clover-melilot-seeds-melilotus-officinalis)

Prefere solo neutro, rega frequente, mas sem encharcamento e luz solar boa parte do dia. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como anti-inflamatória; antiespasmódica; anti-séptica; adstringente; diurética, antiedematosa e cicatrizante.

Serve para quê?

Na medicina popular é usada para alívio de problemas respiratórios tais  como tosses, gripes, rouquidão, resfriados, faringites e amigdalite. Usada ainda para tratar afecções gástricas, tais como má digestão, hiperacidez estomacal, acidez e digestão pesada.

As folhas secas são usadas como repelente de insetos, especialmente para repelir traças de roupas; além de servir para preencher travesseiros, colchões etc.

Na culinária a raiz é consumida como alimento; seus brotos jovens são cozidos, em substituição ao aspargo. As folhas jovens são comidas em saladas e na aromatização de variadas receitas.

Meliloto (//www.gardentags.com/plant-encyclopedia/melilotus-officinalis/35468)

As folhas secas podem ser tóxicas, embora as folhas frescas sejam amplamente usadas para diversas finalidades. As flores cruas ou cozidas são empregadas como aromatizantes.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em beiradas de estradas, terrenos, baldios, em sites que comercializam sementes de mudas de plantas, em produtos farmacológicos e em farmácias de manipulação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde; além de ser tóxica para o gado bovino, se a planta estiver seca.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais, aplicação e benefícios do Meliloto"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.