Melaleuca desde os tempos mais remotos oferecendo propriedades para saúde

Melaleuca (Melaleuca alternifolia) é uma planta de origem australiana conhecida também como árvore do chá; sendo comumente usada como planta medicinal, na medicina popular.

Ele é conhecida desde os tempos mais remotos para o alívio de variadas enfermidades e atualmente é encontrada em diversos produtos como cremes dentais; variados cosméticos tais como shampoos, sabonetes, loções; além de ser empregada em produtos de limpeza e comercializada como óleo essencial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a fazer parte do kit de sobrevivência dos combatentes australianos, por causa de suas propriedades antissépticas para tratamento e alívio das feridas causadas pelas batalhas.

Conheça a Melaleuca

Ela é encontrada em forma de arbusto ou árvore de pequeno porte, que pode chegar até 5 metros de altura. Ela é pouco exigente em relação ao solo e adapta-se bem a variações de temperatura. Produz flores brancas e pequenas, que chamam atenção pela beleza e perfume que remete ao cheiro do eucalipto. Propaga-se por mudas ou estaquias.

Propriedades da Melaleuca

Ela possui propriedades terapêuticas tais como antisséptica, antiviral, expectorante, antibiótica, antibacteriana, anti-inflamatória, cicatrizante; antifúngica; além de ser rica em antioxidantes. O óleo retirado de suas folhas é estimulante do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Utilização da Melaleuca

Ela é utilizada, em forma de óleo, para alívio de feridas, queimadura, coceiras, acnes, para limpeza da casa, para dores musculares, congestionamentos nasais, diminuição da caspa e picadas de insetos.

Ela pode ser usada higiene bucal para prevenção de manchas e cáries dentárias. Emprega ainda na aromaterapia para relaxamentos e massagens; além de aliviar coceiras e pruridos vaginais.

Em forma de pastilha para alívio de resfriados e infecções de garganta.

Ela é faz parte de projetos de paisagismo por causa de suas belas flores, que ornamentam canteiros, ruas, praças e parques.

Onde encontrar a Melaleuca?

Em plantações para finalidades comerciais, em quintais das casas de roça e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudicais à saúde.

Melaleuca (Foto: //australianseed.com/shop/category/australian-native-melaleuca)

Melaleuca (Foto: //australianseed.com/shop/category/australian-native-melaleuca)

Melaleuca (Foto: //australianseed.com/shop/category/australian-native-melaleuca)

Be the first to comment on "Melaleuca desde os tempos mais remotos oferecendo propriedades para saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.