Magnólia conhecida desde a antiguidade por sua beleza

Magnólia (Magnolia grandiflora L.) é uma bela planta ornamental originada da Ásia, que encanta pelo colorido de suas flores.

Os chineses utilizam a planta desde os tempos mais remotos para proteção do Buda; além de diversas aplicações na medicina popular chinesa.

Ela é conhecida desde a antiguidade por vários nomes tais como magnólia-branca, magnólia-de-flores-grandes, magnólia-sempre-verde e grandiflora.

Conheça a Grandiflora

A planta alcança grande porte, que pode chegar até 20 metros de altura, possui folhas brilhantes e flores muito aromáticas, visitadas por diversos insetos.

Elas aparecem da primavera ao verão, quando se recobre de grandes flores muito perfumadas, em formato de taça, em diversas cores tais como brancas, amarelas, rosas e  púrpuras.

A planta prefere solos ricos em nutrientes, clima temperado a frio e rega constantes sem encharcamento. Propaga-se por mudas ou estaquias.

Propriedades da Magnólia

Ela possui diversas propriedades tais como antialérgica, aromatizante, anti-séptica, anti-inflamatória, antidepressiva, digestiva e anti-flatulência.

Utilização da Magnólia

Ela é usada para finalidades ornamentais, em diversos projetos paisagísticos por causa de suas lindas flores, que colorem qualquer ambiente.

As indústrias cosméticas e farmacêuticas utilizam o extrato da planta para preparação de shampoos, sabonetes, cremes, hidratantes e óleos para massagens; além de vários perfumes.

Os brotos e flores estão disponíveis em extrato de álcool; ou em forma de óleo volátil que contêm óleos essenciais, que podem possuir um imenso valor medicinal, para alívio de doenças respiratórias e resfriados.

Na medicina popular chinesa, os tônicos feitos a partir da magnólia-branca são utilizados para tratar distúrbios intestinais incluindo problemas com a digestão, inchaço abdominal e desconforto geral.

De sua casca eles fazem tônicos para alívio de espasmos intestinais, dor abdominal, diarreia e vômitos; além de ser usada para melhora da depressão.

Onde encontrar a Magnólia?

Ela é encontrada em quintais das casas de roças, em canteiros, praças e diversos jardins, colorindo o local onde está presente.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Magnólia

Magnólia

Magnólia

Glandiflora

Magnólia

Magnólia

Be the first to comment on "Magnólia conhecida desde a antiguidade por sua beleza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*