Lúpulo é uma trepadeira versátil para a saúde, alimentação e cerveja

5 (100%) 1 vote

Lúpulo (Humulus lupulus) é uma trepadeira originada da Europa, conhecida desde os tempos da antiguidade como planta medicinal e para a fabricação da cerveja. Ele é conhecida ainda como engatadeira, pé-de-galo e vinha-do-norte.

Cultivo do Lúpulo

A trepadeira prefere clima frio, solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar direta por mais de seis horas diárias.

Lúpulo (foto https://www.amerinursery.com/plants/humulus-lupulus/)

Lúpulo (foto https://www.amerinursery.com/plants/humulus-lupulus/)

Possui folhas inteiras ou divididas em lobos, flores dioicas; as masculinas em forma de panículas frouxas e as femininas em espigas curtas, e os frutos são secos. A planta é propagada pela divisão de seus rizomas ou por suas sementes.

Propriedades Terapêuticas do Lúpulo

Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como antioxidante, sedativa, laxante, antimicrobiana, antisséptica, antiespasmódica, diurética, antibiótica e antifebril.

É constituído por óleos essenciais, princípios amargos (humulona, lupulona), ácido valeriânico, flavonoides e taninos.

Para que serve?

Na medicina popular é usado em forma de chá para insônia, ansiedade, para desconfortos intestinais, tosses e controle da febre. Auxilia ainda no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce. Usado tradicionalmente nos travesseiros para garantia de uma boa noite.

Ele é usado ainda em forma de pomada para massagens peitorais para acalmar a tosse, em forma de shampoo para alívio de caspas; além de empregado em loções para amaciamento da pele e para banhos de relaxamento.

Lúpulo ( foto https://www.dr.hauschka.com/en_DE/knowledge-base/medicinal-plant-facts/hops/)

Lúpulo ( foto https://www.dr.hauschka.com/en_DE/knowledge-base/medicinal-plant-facts/hops/)

Suas flores femininas são usadas na fabricação da cerveja, pois confere à bebida equilíbrio, entre a doçura do malte com amargura, contribuindo desta forma para os sabores peculiares de cada cerveja, que podem ser florais, cítricos, ervais ou frutados; além de ter efeito antibiótico, que favorece a atividade da fermentação e evita contaminação.

Suas folhas e brotos são consumidos, crus ou cozidos, em saladas e diversas preparações culinárias, além de apresentarem um sabor delicioso.

Na medicina popular para variadas aplicações, na saúde da pele e para o relaxamento. Possui efeito ornamental fazendo parte de projetos paisagísticos.

Onde Encontrar?

Ele é encontrado em farmácias, drogarias e casas que vendem produtos naturais, na forma de cápsulas, chás, sachês e tinturas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Lúpulo é uma trepadeira versátil para a saúde, alimentação e cerveja"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*