Jucá planta brasileira repleta de benefícios para a sáude

4.2 (84.55%) 66 vote[s]

Jucá (Libidibia ferrea) é uma planta de origem amazônica, conhecida por pau-ferro; utilizada na medicina popular pelos ribeirinhos da região norte brasileira.

Ela é conhecida por variados nomes tais como Ucaína, Icainha, Miraobi, Miraitá, Muiraitá, Guratã, Ipu, Árvore Leopardo e Muirapixuna. Ele é mais popular nas regiões norte e nordeste, principalmente como remédio caseiro.

Conheça o Jucá

É uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 20 metros de altura; bem tolerante a clima mais quente, prefere solos ricos em nutrientes para seu crescimento e frutificação. Possui folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados, em forma de vagem, que ficam enegrecidos quando amadurecem. Sua propagação acontece pelas sementes ou mudas.

Propriedades do Jucá

Ele possui propriedades tais como adstringente, antidiarreica, antioxidante, cicatrizante, sedativa, tônica, anti-inflamatória, anti-séptica, expectorante e afrodisíaca.

Pesquisas realizadas pela UFAM, Universidade Federal do Amazonas, comprovam as propriedades da planta e suas propriedades antissépticas, anti-pigmentação, antienvelhecimento e antioxidantes.

Utilização do Jucá

O pó de sua casca é usado como chá pela medicina popular, na região norte para alívio de problemas no fígado ou no estômago.

O extrato da casca, industrializado, é utilizado pela indústria farmacêutica e entra na composição de diversas marcas de sabonete íntimo.

Ele possui ácido gálico, que age sobre enzimas (tirosinase e colagenase), que atuam no envelhecimento e degradam o colágeno, o que, com o tempo, deixa a pele flácida, com rugas e com manchas. Por isso a utilização da planta ajuda a prevenir manchas, rugas e o envelhecimento precoce.

Sua forma mais usual é através de chá, que pode ser adoçado com mel, preparado com as vagens maduras, sendo utilizado para cicatrização de machucados, para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.

Sua madeira dura, densa, durável, resistente e de excelente qualidade é usada para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na fabricação de vigas, esteios, caibros, etc; além de servir para recuperação de áreas degradadas.

Onde encontrar o Jucá?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e em casas que vendem produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jucá (Foto: //www.acritica.com/channels/governo/news/estudo-destaca-potencial-do-juca-contra-rugas-e-manchas-na-pele)

Jucá (Foto: //www.acritica.com/channels/governo/news/estudo-destaca-potencial-do-juca-contra-rugas-e-manchas-na-pele)

Jucá

Jucá

Jucá

1 Comment on "Jucá planta brasileira repleta de benefícios para a sáude"

  1. Eu estou usando o Jucá como chá anti inflamatório, com excelentes resultados

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.