Imbé versátil para o artesanato e na medicina popular

Avalie esta postagem

Imbé (Philodendron corcovadense Kunth) é de origem americana, conhecido também por filodendro, banana de Imbé ou também Costela-de-Adão. Seu nome é de origem indígena Im-Bé, que significa trepadeira.

O cipó deu origem ao nome da cidade turística de Imbituba, no estado de Santa Catarina, pois o termo indígena “Embetuba” significa região com imensa quantidade do cipó imbé.

Cultivo do Imbé

A trepadeira é uma espécie é muito versátil; pois pode ser cultivada tanto na sombra, quanto em meia sombra, mas não tolera luz solar o dia todo, pois suas folhas ficam amareladas. Prefere solos ricos em nutrientes e umidade constante. Propaga-se pela divisão de seu caule e de sua touceira.

Imbé ( foto http://minhasplantas.com.br/plantas/imbe/imagem/376/)

Imbé ( foto http://minhasplantas.com.br/plantas/imbe/imagem/376/)

A planta pertencente à família Araceae, possui crescimento invasivo, por isso, necessita de podas constantes para que não impeça plantas menores de receber sol.

Suas raízes alimentadoras descem ao solo com a finalidade de absorver água e nutrientes; além de atingirem grandes comprimentos devido às posições altas das plantas no andar superior das florestas.

Propriedades do Imbé

A planta possui propriedades desintoxicante, anti-inflamatória, antirreumática e reparadora.

Serve para quê?

Sua raízes são alvo do extrativismo, tendo como característica a formação de uma fibra longa, com alto poder de tração e resistência, que tradicionalmente são utilizadas há gerações, para artesanato de cestas, balaios de diversos tamanhos, chapéus, luminárias, entre outros artigos decorativos ou para diversas finalidades.

Imbé na Medicina Popular

Imbé (foto http://minhasplantas.com.br/plantas/imbe/)

Imbé (foto http://minhasplantas.com.br/plantas/imbe/)

Ele é utilizado na medicina popular, principalmente para os que moram próximos à floresta, contra veneno de animais peçonhentos, especialmente picada de arraia. Ao cortar o cipó há liberação da seiva, que é utilizada sobre as picadas.

Usado também em forma de chá para problemas renais, na bexiga e casos leves de artrites.

O cipó deve ser usado com cautela, pois poderá ser tóxico se usado em altas doses.

A planta possui efeito ornamental, sendo utilizada em projetos paisagísticos, enfeitando jardins, canteiros e praças das casas ou cidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Imbé versátil para o artesanato e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*