Aplicações e propriedades do Heliotrópio na saúde e ornamentação

Heliotrópio (heliotropium europaeum) é uma planta de origem mediterrânea, mas encontrada em diversos continentes do planeta. Possui vários nomes populares tais como erva das verrugas, tornassol, tornassol com pelos, verrucária e verrucária peluda.

Descrição

É uma planta de ciclo anual, que pode alcançar até 5 metros de altura. Adapta-se em regiões com variadas temperaturas e tipos de solos, por isso habita variados continentes.

Heliotrópio (foto //inpn.mnhn.fr/)

Suas folhas e caules são peludos. Produz flores brancas em forma de pequenos cachos e propaga-se pelas sementes.

Por se de fácil cultivo é considerada como planta daninha; além de encontrada em meio às diversas culturas, em terrenos abandonados e beiradas de estradas.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como antisséptica, cicatrizante, febrífuga e emenagoga; sendo muito empregada na medicina popular para alívio de diversos males.

Serve para quê?

Heliotrópio (foto //www.calflora.org/)

Na medicina popular ela ajuda a desinfetar e acelerar a cicatrização de feridas; além de ativar a menstruação e estimular o funcionamento da vesícula biliar. O suco extraído da planta, em algumas regiões; é usado somente externamente para eliminar verrugas.

Ela é usada ainda para finalidades ornamentais em bordaduras e jardins, em cercas vivas e variados canteiros, mas apresenta toxicidade para os animais tais como cavalo e boi.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações e propriedades do Heliotrópio na saúde e ornamentação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.