Garra do Diabo e suas variadas propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote

Garra do Diabo ( Harpagophytum procumbens) é uma planta de origem africana; conhecida popularmente por harpago, unha-do-diabo, artiglio del diavolo (italiano), devil’s claw (inglês), harpagofito (espanhol) e griffe du diable(francês).

Ela é amplamente conhecida na medicina popular dos africanos, que a utilizam desde a antiguidade, para alívio de diversos males; cuja tradição é transmitida de geração em geração.

Cultivo

A planta é rasteira, de ciclo perene e pode alcançar até 18 centímetros de altura; além de muito resistente, tolerante à pouca umidade e às temperaturas mais altas.

Possui flores rosadas, vermelhas ou arroxeadas em forma de trompete, com centro amarelado preferidas pelos insetos. A planta apresenta muitos espinhos, que podem ser muito perigosos. Ela é formada por folhas grandes e cobertas de células mucilaginosas brancas, o que lhes dão um tom verde-acinzentado. Propaga-se por sementes ou mudas.

Garra do Diabo (foto http://tropical.theferns.info)

Garra do Diabo (foto http://tropical.theferns.info)

Propriedades Terapêuticas

A planta é rica em propriedades terapêuticas tais como desintoxicante, analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e digestiva.

Suas raízes altamente medicinais são cortadas em pequenos pedaços e secadas, imediatamente, após a colheita para evitar que se deteriorem.

Os tubérculos após secagem, são moídos para preparação de tinturas, decocções ou infusões, que são então administradas, de acordo com uma dada condição de doença.

Serve para quê?

Ela é usada para alívio de doenças reumáticas, ajuda no controle diabetes, arteriosclerose, doenças do fígado, rins e bexiga.

Possui ainda ação benéfica sobre doenças do estômago, vesícula, pâncreas e intestino. Ela atua no fígado, de modo a favorecer o aumento da atividade, estimulando a desintoxicação, especialmente quando à eliminação de ureia.

Garra do Diabo (foto http://www.combonimissionaries.co.uk)

Garra do Diabo (foto http://www.combonimissionaries.co.uk)

Ela faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva; além de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

A planta é exportada a granel, principalmente para a Europa, onde é transformada em um grande número de produtos tais como chás, comprimidos, cápsulas, géis e cremes.

Onde encontrar?

Ela é comercializada em sites e drogarias virtuais que vendem variadas plantas medicinais; que não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Garra do Diabo e suas variadas propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.