Fruto da Roseira e seus variados benefícios para a saúde

Fruto da Roseira (Rosa canina) que geralmente é desprezado pelas pessoas, é um alimento rico em nutrientes para a saúde; além de utilizado na medicina popular.

As roseiras apresentam muitas variedades, além de possuir vários nomes de acordo com a região na qual é encontrada.

Fruto da Roseira

O fruto da roseira, que possui forma arredondada; fica abaixo das pétalas da rosa e geralmente aparece na época do outono. Ele deverá ser colhido com cuidado, pois o pé da planta geralmente apresenta muitos espinhos.

Os frutos podem ser ingerido frescos, ou após secagem natural ou no forno do fogão. Poderão ser acondicionados em saquinhos para serem usados em momento oportuno.

Propriedades do fruto da Roseira

O fruto apresenta boa concentração de vitamina C, proteínas e sais minerais tais como ferro, potássio, magnésio, sódio, fósforo e enxofre. Ele possui ainda propriedades diuréticas.

Utilização do Fruto da Roseira

Ele pode ser utilizado em forma de chá, em doses moderadas, para alívio de problemas renais, tais como cálculo e inflamações diversas, além de ajudar no alívio de resfriados, infecções e febres. Ele é empregado também em receitas culinárias para preparação de compotas, molhos e geleias. Devido à presença da vitamina C, ele ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Onde encontrar o fruto da roseira?

A roseiras são facilmente encontradas em jardins, canteiros e praças; e após a queda das pétalas das flores, será possível encontrar o fruto.

Na roça era muito comum a ingestão de chá de rosa para saúde de pele e ajudar na cicatrização de machucados e acnes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Fruto da Roseira

Be the first to comment on "Fruto da Roseira e seus variados benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.