Benefícios e propriedades da Eufrásia para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Eufrásia (Euphrasia officinalis) é uma planta medicinal nativa da Ásia e Europa; conhecida desde a antiguidade e nominada popularmente por consolo-da-vista, erva-da-visão e eyebright (inglês).

Usada na medicina popular pelos gregos e romanos, desde os tempos mais remotos, está reunida em mais de 450 espécies, sendo encontrada em diversas regiões do planeta; além de muito popular entre os indianos.

Descrição

É uma planta de ciclo anual, que atinge de 5 a 15 cm de altura. Considerada parasita ou semi-parasitária, ela se liga às raízes de outras plantas e obtém grande parte de sua nutrição através dessas plantas hospedeiras.

Eufrásia ( foto //www.herbal-supplement-resource.com)

Eufrásia ( foto //www.herbal-supplement-resource.com)

Suas hastes são quadradas e ramificadas e as folhas verdes serrilhadas são dispostas em pares. Produz pequenas flores em pontas das folhas superiores, nas cores brancas e roxas, cobertas de manchas e listras; e aparecem de julho a setembro.

Propriedades

Ela é rica em vitaminas A, B, C, D e E e em propriedades medicinais tais como adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, descongestionante, expectorante, febrífuga, analgésica, antioxidante, digestiva e cicatrizante.

Serve para quê?

Ela é comumente empregada na medicina popular, para tratar problemas respiratórios, como a rinite e a sinusite, por exemplo. Ajuda ainda no tratamento de câimbras, cansaço, feridas, falta de apetite, conjuntivite, má digestão, dores de cabeça, herpes, infecções respiratórias, insônia e rinite alérgica; além de empregada em inflamações oculares, mas não há comprovação científica para tal.

Eufrásia (foto //www.naturespot.org.uk)

Eufrásia (foto //www.naturespot.org.uk)

Ela é muito popular na fitoterapia, e principalmente suas folhas são usadas na preparação de cápsulas, chás, infusões, loções cremes, xaropes e extratos.

Usada ainda em forma de creme para melhorar o aspecto da pele do rosto e da área do olhos.

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em farmácias de manipulação e em sites que comercializam sementes e produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e propriedades da Eufrásia para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.