Equinácea, bela, colorida e muito popular na fitoterapia

Equinácea (Echinacea purpurea (L.) Moench) é de origem norte-americana, conhecida popularmente como purpúrea, flor-de-cone, púrpura e rubbéquia.

Ela é muito popular entre os indígenas norte-americanos que a chamam de “raiz de alce, pois ela é ingerida por estes animais quando estão feridos ou doentes e, desta forma, de acordo com os indígenas, que os humanos aprenderam a usar a planta.

Cultivo da Equinácea

Ela é uma herbácea que prefere luz solar direta boa parte do dia, solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Possui caule ereto e ramificado, formando moitas densas e arredondadas.

Suas folhas são lanceoladas a oval-lanceoladas, de cor verde escura, serrilhadas, ásperas e papiráceas. A floração é de longa duração e ocorre na primavera e verão, com coloração que varia do rosa, lavanda ou branca. Suas flores são polinizadas por abelhas ou borboletas. Propaga-se pelas sementes de seus frutos ou de suas touceiras.

Propriedades Terapêuticas

A planta medicinal possui diversas propriedades terapêuticas tais como antibacteriana, antibiótica, anti-viral, afrodisíaca, anti-séptica, anti-inflamatória, antimicrobiana, depurativa e fortificante.

Benefícios da Equinácea

Amplamente utilizada como planta medicinal para alívio de acnes, doenças de pele, cicatrização de machucados, resfriados, hemorroidas, furúnculos, gangrena; além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de cânceres e resfriados.

A raiz da planta mastigada é usada para alívio de infecções da boca, dor de dente e dor de garganta e, internamente, o chá é usado para tratar dores em geral, problemas respiratórios, tosse, dores de estômago e picadas de cobra.

Ela é amplamente utilizada para finalidades ornamentais, fazendo parte de projetos paisagísticos, embelezando canteiros, jardins e praças.

Onde encontrar a Equinácea?

Ela é encontrada em jardins, canteiros, praças e sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Amplamente empregada na fitoterapia sendo comercializada em forma de cápsulas e xaropes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Equinácea (foto fonte https://viviancosta.com/equinacea-melhorar-imunidade-inverno/)

Equinácea (foto fonte https://viviancosta.com/equinacea-melhorar-imunidade-inverno/)

Equinácea (foto fonte https://papillonas.com/equinacea-para-enero-planta-del-mes/)

Equinácea (foto fonte https://papillonas.com/equinacea-para-enero-planta-del-mes/)

Be the first to comment on "Equinácea, bela, colorida e muito popular na fitoterapia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*