Benefícios medicinais do Elemi e suas aplicações na saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Elemi (Canarium luzonicum) é uma planta originada do continente asiático, sendo muito conhecida entre os orientais, na medicina popular, para alívio de vários males.

Ela é utilizada desde a antiguidade, pelos egípcios que o empregavam como pomadas e inguentos; além de embalsamar as famosas múmias.

Descrição

A planta é uma árvore ou arbusto dioico, que pode atingir até 30 metros de altura. Tem preferência por clima tropical, sendo encontrada em várias regiões do planeta, desde a América até a Austrália. Suas folhas são pinadas e alternadas, produz pequenas flores branco-amareladas pálidas. Produz frutos ovalados, que são comestíveis.

Elemi (foto //www.circulating-oils-library.com)

Elemi (foto //www.circulating-oils-library.com)

A árvore exala uma resina amarela pálida, que se solidifica em contato com o ar. Quando a árvore perde as folhas a resina para de fluir. Tal resina possui coloração amarela bem clara, com consistência semelhante ao mel. O óleo de elemi é aromático e destilado a vapor a partir da referida resina.

Propriedades medicinais

Ele é rico em propriedades medicinais tais como analgésica, tônica, cicatrizante, fortificante, estimulante, antiviral, expectorante, bactericida, balsâmica e fungicida.

Serve para quê?

Amplamente usado na medicina popular, ele ajuda a aliviar dores rela­cionadas com o frio, febres, entorses; além de aliviar dores mus­cu­lares, nas artic­u­lações e problemas dolorosos em geral do corpo.

O óleo extraído da resina da casca planta é usado para cicatrização e proteção nas feridas, em infecções na uretra, bexiga, aparelho urinário, cólon, rins, intestinos, estômago e doenças do aparelho respiratório.

Ele é usado ainda na fab­ri­cação de sabão, cos­méti­cos, incensos, inguentos, per­fumes; além de empregado nas indús­trias de tin­tas.

Elemi (foto //br.pinterest.com)

Elemi (foto //br.pinterest.com)

As sementes podem ser ingeridas cruas ou cozidas; além de possuir  sabor delicioso quando assadas e servidas como amêndoas; além de usadas como confeitos. O pelo que envolve o miolo deve ser removido, pois pode causar diarreia. A casca é muito espessa e difícil de quebrar, mas algumas formas com casca mais finas já foram encontradas.

O óleo é empregado na cozinha e os brotos jovens, extraídos da árvore, são utilizados em saladas e variadas preparações culinárias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios medicinais do Elemi e suas aplicações na saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.